Considerado por muitos como o melhor atleta de Ultra Trail do momento, vencedor do Ultra Trail de Mont Blanc (UTMB) em 2019, Pau Capell esteve no Gerês para um Trail Camp.

Engenheiro Industrial de formação, apesar de ser atleta profissional e treinador de trail, o catalão é um excelente comunicador, pelo que não é de estranhar que seja convidado para ministrar palestras motivacionais.

A PRO RUNNERS teve oportunidade de estar com ele em Terras do Bouro, durante o Trail Camp, organizado pela Carlos Sá Nature Events, no âmbito da preparação para o Ultra Trail Trans Peneda-Gerês que irá decorrer de 3 a 5 de Junho.

JV Transpeneda Geres

grupo João Viegas

DSCTrail Camp com Pau Capell 02

Durante o Trail Camp, tivemos oportunidade de testar os trilhos da 1.ª etapa, entre Melgaço e Castro Laboreiro, e parte da 2.ª etapa, até ao Gerês.

Deixo-vos aqui um pequeno clip, para que tenham uma ideia. 

Fórmula de sucesso

Cerca de 50 atletas amadores tiveram oportunidade de assistir à palestra, onde ficámos a perceber não só a razão do sucesso de Pau Capell como atleta, mas também como orador.

LUTA PELO QUE QUERES E AMA O QUE TENS

Durante a formação, Pau explicou aos participantes do Trail Camp como mede o valor de cada pessoa através de uma fórmula:

V = (K+A) x Atᴱ⁺

V = Valor de cada Pessoa
K = O seu Conhecimento
A = A Aplicação do seu Conhecimento
At = A sua Atitude
ᴱ⁺ = A Energia Positiva de quem nos rodeia

Tivemos também oportunidade de saber como se tornou atleta de Trail. Em Barcelona e ainda muito jovem, jogava futebol e teve uma rotura do ligamento cruzado do joelho. Teve de ser submetido a cirurgia e seguindo a sugestão do seu médico complementou a fisioterapia com caminhadas na montanha.

No primeiro dia, saiu de casa já ao final de tarde e ficou fascinado com o som da montanha e o ruídos dos animais, contudo, após 30m e já sem luz natural, teve de regressar.

Ao segundo dia comprou uma lanterna frontal e a partir daí foi-se embrenhando cada vez mais na montanha e floresta, inicialmente andando e depois correndo, gozando daquilo que diz ser o que mais gosta: a sensação de liberdade.

Um dos segredos do seu sucesso no Trail é também a forma como estuda os seus mais directos competidores e sobre isso referiu que, em determinada fase da sua preparação para o UTMB, definiu que atletas podiam ganhar e convidou-os todos para um Training Camp que realizou. Aferiu os pontos fortes de cada um deles e arranjou maneira de treinar ao seu lado nas situações em que eles eram melhores. Assim sentiria que estava preparado e que podia correr toda a prova a um ritmo superior ao dos seus adversários.

Outro dos pontos que o Pau privilegia como atleta - e até como treinador - é a definição de objectivos através de pequenos passos ou pequenas etapas. Um dos exemplos disso é a primeira vitória que obteve no UTMB, uma prova de 164km, ou sejam o equivalente a quatro maratonas. Pau diz que sentiu necessidade de ter uma motivação extra no final de cada uma dessas “maratonas”, por forma a tornar mais fácil o queimar de cada uma destas suas etapas, e arranjou uma maneira simples mas muito pouco comum de o fazer: decidiu telefonar a cada 42km para as pessoas que lhe eram mais importantes, sem os mesmos desconfiarem do que se passava.

Assim, ao quilómetro 42 pegou no telemóvel e ligou para os pais a dizer que estava bem e que os amava muito. Ao quilómetro 84 foi a vez da namorada, ao quilómetro 128 a Treinadora, que nem queria acreditar que o Pau lhe estava a ligar a meio do UTMB para lhe agradecer e dizer que gosta muito dela! Estaria a delirar do esforço?! Antes da chegada à meta ligou ao seu melhor amigo a agradecer a sua amizade e apoio.

Dá que pensar! Isto foi uma pequena amostra da palestra do Pau Capell que decorreu no Trail Camp organizado pela Carlos Sá Nature Events. Sem dúvida que o Pau Capell apregoa a sua máxima e pratica-a: LUTA PELO QUE QUERES, AMA O QUE TENS!

Na próxima edição da PRO RUNNERS não percam a entrevista com Pau Capell.

 

 

Notícias relacionadas:

Trail Camp Transpeneda Gerês

Pau Capell ministra Trail Camp em Portugal

- Pau Capell confirmado na TransPeneda-Gerês

TransPeneda-Gerês já tem inscrições abertas

Autores
---
João Viegas