Trail

Pau Capell leccionou palestra em Portugal

04 maio 2021
5 min

Considerado por muitos como o melhor atleta de Ultra Trail do momento, vencedor do Ultra Trail de Mont Blanc (UTMB) em 2019, Pau Capell esteve no Gerês para um Trail Camp.

---

Engenheiro Industrial de formação, apesar de ser atleta profissional e treinador de trail, o catalão é um excelente comunicador, pelo que não é de estranhar que seja convidado para ministrar palestras motivacionais.

A PRO RUNNERS teve oportunidade de estar com ele em Terras do Bouro, durante o Trail Camp, organizado pela Carlos Sá Nature Events, no âmbito da preparação para o Ultra Trail Trans Peneda-Gerês que irá decorrer de 3 a 5 de Junho.

JV Transpeneda Geres

grupo João Viegas

DSCTrail Camp com Pau Capell 02

Durante o Trail Camp, tivemos oportunidade de testar os trilhos da 1.ª etapa, entre Melgaço e Castro Laboreiro, e parte da 2.ª etapa, até ao Gerês.

Deixo-vos aqui um pequeno clip, para que tenham uma ideia. 

Fórmula de sucesso

Cerca de 50 atletas amadores tiveram oportunidade de assistir à palestra, onde ficámos a perceber não só a razão do sucesso de Pau Capell como atleta, mas também como orador.

LUTA PELO QUE QUERES E AMA O QUE TENS

Durante a formação, Pau explicou aos participantes do Trail Camp como mede o valor de cada pessoa através de uma fórmula:

V = (K+A) x Atᴱ⁺

V = Valor de cada Pessoa
K = O seu Conhecimento
A = A Aplicação do seu Conhecimento
At = A sua Atitude
ᴱ⁺ = A Energia Positiva de quem nos rodeia

Tivemos também oportunidade de saber como se tornou atleta de Trail. Em Barcelona e ainda muito jovem, jogava futebol e teve uma rotura do ligamento cruzado do joelho. Teve de ser submetido a cirurgia e seguindo a sugestão do seu médico complementou a fisioterapia com caminhadas na montanha.

No primeiro dia, saiu de casa já ao final de tarde e ficou fascinado com o som da montanha e o ruídos dos animais, contudo, após 30m e já sem luz natural, teve de regressar.

Ao segundo dia comprou uma lanterna frontal e a partir daí foi-se embrenhando cada vez mais na montanha e floresta, inicialmente andando e depois correndo, gozando daquilo que diz ser o que mais gosta: a sensação de liberdade.

Um dos segredos do seu sucesso no Trail é também a forma como estuda os seus mais directos competidores e sobre isso referiu que, em determinada fase da sua preparação para o UTMB, definiu que atletas podiam ganhar e convidou-os todos para um Training Camp que realizou. Aferiu os pontos fortes de cada um deles e arranjou maneira de treinar ao seu lado nas situações em que eles eram melhores. Assim sentiria que estava preparado e que podia correr toda a prova a um ritmo superior ao dos seus adversários.

Outro dos pontos que o Pau privilegia como atleta - e até como treinador - é a definição de objectivos através de pequenos passos ou pequenas etapas. Um dos exemplos disso é a primeira vitória que obteve no UTMB, uma prova de 164km, ou sejam o equivalente a quatro maratonas. Pau diz que sentiu necessidade de ter uma motivação extra no final de cada uma dessas “maratonas”, por forma a tornar mais fácil o queimar de cada uma destas suas etapas, e arranjou uma maneira simples mas muito pouco comum de o fazer: decidiu telefonar a cada 42km para as pessoas que lhe eram mais importantes, sem os mesmos desconfiarem do que se passava.

Assim, ao quilómetro 42 pegou no telemóvel e ligou para os pais a dizer que estava bem e que os amava muito. Ao quilómetro 84 foi a vez da namorada, ao quilómetro 128 a Treinadora, que nem queria acreditar que o Pau lhe estava a ligar a meio do UTMB para lhe agradecer e dizer que gosta muito dela! Estaria a delirar do esforço?! Antes da chegada à meta ligou ao seu melhor amigo a agradecer a sua amizade e apoio.

Dá que pensar! Isto foi uma pequena amostra da palestra do Pau Capell que decorreu no Trail Camp organizado pela Carlos Sá Nature Events. Sem dúvida que o Pau Capell apregoa a sua máxima e pratica-a: LUTA PELO QUE QUERES, AMA O QUE TENS!

Na próxima edição da PRO RUNNERS não percam a entrevista com Pau Capell.

 

 

Notícias relacionadas:

Trail Camp Transpeneda Gerês

Pau Capell ministra Trail Camp em Portugal

- Pau Capell confirmado na TransPeneda-Gerês

TransPeneda-Gerês já tem inscrições abertas

---
João Viegas
Partilhar