Foram feitos todos os esforços no local, mas o atleta de 58 anos acabou por não resistir.

Um atleta de 58 anos morreu, este sábado (6 de abril), quando participava numa prova de trail running em Melgaço, a contar para o Campeonato Nacional.

A notícia foi dada através de um Comunicado feito pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), que explicou que "O atleta sentiu-se mal durante a competição (uma aparente paragem cardiorespiratória) tendo sido imediatamente assistido pela equipa médica, no local. No entanto, apesar de todos os esforços, não foi possível reverter a sua condição."

Segundo referiu o presidente da ATRP, a vítima era atleta federado, tinha seguro e o exame médico-desportivo em dia e era habitual praticante desta modalidade.

"Tinha ranking suficiente para ir à prova do Campeonato Nacional e era um atleta experimentado", disse ainda Rui Pinho, ao adiantar que a vítima foi encontrada por um bombeiro, que integrava as equipas que acompanham de mota os participantes durante a prova.

"Era um dos atletas da parte de trás do pelotão e já havia poucos atletas nos trilhos" quando foi encontrado já numa altura em que a prova estava no final, adiantou.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a Associação de Trail Running de Portugal e o Município de Melgaço manifestaram "profundo pesar" pelo falecimento do atleta durante a sua participação no Campeonato Nacional de Trail.

À família e aos amigos do atleta, a FPA, a ATRP e o Município de Melgaço endereçaram as "mais sinceras condolências".

Fotos: Facebook Melgaço Alavarinho Trail/Matias Novo