Celebrando uma década de excelência em trail running, o Ultra Blue Island by Azores Trail Run® atraiu participantes de um número sem precedentes de 42 países.

O Azores Trail Run® anuncia sua décima edição, que terá lugar de 3 a 5 de maio de 2024. Este ano, o evento não só continuará o seu legado como um dos mais desafiantes e pitorescos trail runs a nível mundial, mas também como pioneiro no turismo inovador, tendo ganho o Prémio de Turismo Inovador em 2023.

Celebrando uma década de excelência em trail running, o Ultra Blue Island by Azores Trail Run® atraiu participantes de um número sem precedentes de 42 países, destacando a ilha do Faial como um destino de topo para atletas e entusiastas da natureza. O evento conta com seis percursos diversificados, acessíveis a todos, desde atletas experientes a participantes casuais, e com sistemas avançados de cronometragem e localização por GPS.

Impacto local e atração global

A Secretaria Regional do Turismo e a Câmara Municipal da Horta desempenharam um papel crucial no sucesso e expansão deste evento, ajudando a ultrapassar desafios logísticos significativos e estabelecendo o Faial e os Açores como destinos turísticos de elite. O evento beneficia significativamente a economia, a cultura, o património, as tradições e a gastronomia locais e responde ao desafio da sazonalidade do turismo.

Sustentabilidade e envolvimento da comunidade

Em linha com o seu compromisso com a sustentabilidade, o evento incentiva os participantes a envolverem-se na plantação de árvores nativas, promovendo a consciência ecológica e contribuindo para a saúde ambiental da ilha. A comunidade local, reconhecida pela sua hospitalidade, e a dedicação dos voluntários criam uma atmosfera inclusiva e acolhedora que é central para a identidade do evento.

Uma Década de Inovação

O Azores Trail Run® tem inovado constantemente, acrescentando características como a Aventura do Triângulo, que abrange três ilhas, demonstrando o compromisso do evento com a excelência e a reinvenção. A edição deste ano irá cimentar ainda mais o estatuto do evento como um farol de inovação no desporto e turismo de natureza.

PR