A prova decorreu no passado fim de semana, de 8 a 10 de março.

O Alto Douro Vinhateiro, com os seus trilhos técnicos e desafiadores, as aldeias pitorescas e as simpáticas gentes que sabem receber bem, acolheram os cerca de 800 participantes no evento, batendo todos os recordes de edições anteriores.

Nesta prova, que fez parte do Circuito Nacional de Trail Running e foi ainda a segunda etapa do Circuito Best Trails Series 2024, era possível correr nos três dias de evento, ou numa só etapa, que aconteceu no sábado dia 9 de março.

O evento arrancou no dia 8 de março, com o Sunset Trail de 19 quilómetros, depois de uma breve visita ao Museu de Arte Rupestre do Côa, a partida foi dada em cima do mesmo Museu. Foram 19 quilómetros que ligaram o fantástico Museu, a encerrada Estação do Côa e a terminar no Centro de Alto Rendimento do Pocinho. 

Os vencedores do Sunset foram André Alves da Casa do Benfica em Abrantes, seguindo do francês Charles Fonquernie e Cláudio Reininho do Runners do Demo, o pódio feminino é composto pela francesa Elise Cotteaux, Guida Fontes do CF Os Marialvas e a espanhola Vanessa Piñeiro do Atletismo Porriño.

No dia 9 de março devido ás alterações climatéricas que se fizeram sentir e a repentina subida da corrente na Ribeira da Teja que ambas as distâncias iam atravessar, a organização foi obrigada a encurtar os percursos dos 31 km e 46 km, para uma distância única de 21 km. Decorreu também os 15 km com partida no Museu do Côa.

O 1.º lugar do pódio da prova dos 21 quilómetros, foi ocupado pelo atleta Amândio Ferreira da QuebraRitmo, com o tempo de 01:33:19. Em 2.º e 3.º lugares respetivamente, classificaram-se os atletas Daniel Santos do EDV-Viana Trail (01:37:04) e o cabo-verdiano Iderlindo Barros da Emicela Team (01:38:41).

Nas mulheres, Alexandra Fernandes da Olímpico Vianense, conquistou o lugar mais alto do pódio com 02:11:52. O 2.º e 3.ºs lugares do pódio foram ocupados pelas atletas Dayana Domingues da Olímpico Vianense e Guida Fontes do CF Os Marialvas, com os tempos, respetivamente de 02:14:34 e 02:17:26.

Nos 15 quilómetros, que partiram do Museu do Côa, o atleta Ilidio Moreiras do Clube Desportivo de Miranda do Corvo, levou para casa o primeiro lugar do pódio masculino com 01:15:02, seguido por Avelino Macedo do Minho e Lima Trail com 01:16:58 e David Pestana do AD Manteigas Trail Team com 01:8:28.

A cabo-verdiana Elénise Mendes da Emicela Team Cabo Verde foi a vencedora com 01:41:00, seguida pela Helena Martins do Quebraritmo com 01:41:52 e Sónia Gomes do Runners do Demo com 01:50:55.

No dia 10 de março, depois da visita à Quinta Vale Meão da família de D.ª Antónia Adelaide Ferreira, a partida foi dada nas caves desta famosa Quinta, percorrendo cenários incríveis deste fantástico espaço.

Os vencedores da Terceira Etapa foram André Alves da Casa do Benfica em Abrantes, João Almeida do Saca Trilhos Anadia e Oscar Magolo no lado masculino, e a francesa Elise Cotteaux do RTR-Rumilly Trail Running, Guida Fontes do CF Os Marialvas e Paula Santos dos All About no lado feminino.

A participação de atletas de 20 nacionalidades (incluindo vários países europeus, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Costa Rica, Moçambique e Cabo Verde) vem reforçar o reconhecimento internacional das potencialidades desta região, com toda a sua beleza e relevo agreste, para a prática da modalidade de Trail.

PR