Numa prova marcada pela chuva, pelo vento e pela lama, Carlos Ferreira e Célia Neto foram os mais fortes e venceram hoje a edição de 2024 do Louzantrail Ultra.

Este fim de semana a festa (2 e 3 de março) do trail fez-se na serra da Lousã, com mais de 1500 participantes a esgotarem todos os percursos desta edição do Louzantrail. Numa manhã marcada pela chuva, pelo vento, pelo nevoeiro, a Louzantrail Ultra e a Louzantrail XS brindaram os atletas com percursos lamacentos. Carlos Ferreira, da equipa Breathe Our Rules, provou ser o mais forte, terminando os 46 km com 3300 metros de desnível positivo, em 5h32m00s. Até aos 30 km, Carlos Ferreira seguiu junto com o segundo e terceiro classificados, respetivamente, Fábio Filipe (5h38m12s), da ACS Mamede, e Pedro Garrido (5h53m19s), segundo no ano passado, da Saca Trilhos Anadia, mas a partir da parte final do percurso assumiu a dianteira, conseguindo alcançar a meta em primeiro lugar.

No final, Carlos Ferreira, fez a seguinte retrospetiva: “Já fiz a prova duas ou três vezes e posso dizer que toda ela é difícil e dos 25 aos 40 km é mesmo muito dura, este ano agravada pelas condições climatéricas, com partes do percurso, como o Trevim, a estrem especialmente perigosas, embora com a organização a garantir a segurança. No ano passado fiquei em quarto lugar, mas agora moro em Coimbra e é aqui que treino, pelo que conheço bem o percurso e, como me dou bem com estas condições, consegui impor o meu ritmo e ganhar.”

Do lado feminino, Célia Neto, da equipa O Praticante.pt, impôs-se na liderança e dominou a prova do início ao fim, conseguindo sempre manter boa margem para as suas perseguidoras, a espanhola María Romero, da CDM Vértice, e a britânica Claire Price, da Sintra Trail Runners, que terminaram, respetivamente na segunda e terceira posições. 7h08m24s foi o tempo gasto por Célia Neto para cortar a meta em primeiro lugar e descrever um percurso “agreste, particularmente na subida para o Trevim, sempre com chuva, que furava a cara, e vento muito fortes”. “Hoje não deu para pensar em tempos, não deu para pensar em nada. Foi manter o foco, a concentração e vir por aí. Apesar disso, diverti-me imenso e quero voltar”, concluiu.

Tiago Lopes e Victoria Bento vencem Louzantrail XS

Correu-se também o Louzantrail XS, prova ganha por Tiago Lopes, do Atletismo Clube da Trofa, em 1h13m41s, que no final destacou “a beleza e dificuldade dos trilhos, que, mesmo com a chuva e a lama” que marcaram este primeiro dia de competição, “permitiram desfrutar do percurso”. Do lado feminino, a ainda júnior Victória Bento, da Abutres, impôs-se às adversárias e venceu em 1h41m38s. O australiano da Sintra Trail Runners Andrew Obrien, em 1h16m22s, e Guilherme Martins, da Furfor Running Project, em 1h18m53s, completaram o pódio masculino, respetivamente, na segunda e terceira posições. Já o pódio feminino ficou completo com a chegada de Maria Matos, da AGM Team Running, e de Mónica Gorgulho, da Sarzedo Runners, no segundo e terceiro lugares, respetivamente, com os tempos de 1h50m52s e 1h52m47s.

2Louzantrail-ultra 2024 Matias Novo

Fabián Venero e June Villarroel vencem Louzantrail GTNS

A frente da prova masculina foi sempre dominada por Fabián Venero, da Salomon Next Generation, que cumpriu o percurso, hoje com a intempérie meteorológica que se sentiu ontem a dar tréguas, mas a lama a dificultar, no tempo de 2h49m01s. Também o segundo e terceiro classificados, respetivamente, os espanhóis, Roger Comellas, da Merrell, e Francesc Cabrero, da Mur I Castell-Blumaq, mantiveram as suas posições do início ao fim, terminando com o tempo de 2h55m18s e 3h01m30s.

“Desde os Campeonatos de Madrid que estou a preparar esta prova, já a tinha em mente há três ou quatro meses e consegui partir bem e dominar até aos 5 km, altura em que aproveitei para aumentar o ritmo, que depois mantive até ao final. O percurso é muito duro, mas também muito bonito. Gostei muito”, disse Fabián Venero, à chegada à meta, partilhando que está focado em completar todo o circuito Golden Trail National Series.

O primeiro português chegou na quarta posição, a apenas 6 segundos do terceiro classificado. Nuno Campos, da Furfor Running Project, ficou à beira do pódio, com a marca de 3h01m30s. Nesta que foi a sua primeira vez no Louzantrail, o atleta da Furfor Running Project reconheceu que a lama dificultou a progressão, contribuindo para a dureza do percurso, particularmente na parte final. Com apenas 22 anos, Nuno Campos começou a correr em 2020 e, no ano passado, disputou pela primeira vez os campeonatos nacionais de sprint, sendo que este ano vai disputar nos nacionais de trail. Sobre a participação no Louzantrail o atleta disse ainda que “é com certeza uma prova para voltar”.

Do lado feminino, a espanhola June Villarroel, a competir como individual, nesta que foi a sua segunda participação no Louzantrail, impôs-se às portuguesas da Furfor Running Project, Cristina Arreiol e Carolina Oliveira, segunda e terceira classificadas, respetivamente, cumprindo os 30 km em 3h26m51s. No final, Villarroel explicou que no ano passado a prova não lhe correu bem, tendo tido uma queda e, por isso, decidiu voltar. Depois de uma semana a treinar na Serra da Lousã, June Villarroel disse, no final: “Depois do que aconteceu no ano passado, quis partir tranquila e assim foi. Consegui manter a primeira posição e foi sempre tranquilo até à meta.”

9Louzantrail-GTNS-24-Matias Novo

Jorge Filipe e Célia Amaro foram os mais rápidos nos 18 km

Correu-se também o Louzantrail XS, de 18 km, prova ganha pelo filho da terra Jorge Filipe, da Furfor Running Project, em 1h46m06s. No final Jorge Filipe, que tem pela frente também os nacionais de trail e já participou várias vezes no Louzantrail, disse: “Conheço esta serra como a palma das minhas mãos e por isso foi seguir para a frente e consegui ganhar.” Tiago Duarte e João Novo, do Clube de Atletismo da Tocha, completaram o pódio na segunda e terceira posições, respetivamente em 1h51m58,10s e 1h51m58,42s.

Do lado feminino, vitória para Célia Amaro, da Serra D’Aire Trail Team, que cortou a meta em 2h14m14s, menos de dois minutos antes da experiente Lucinda Sousa, do Olímpico Vianense, que chegou na segunda posição. Completou o pódio, no terceiro lugar, Mariana Girão, da Farmácia Luciano e Matos, com o tempo de 2h19m37s.

Os resultados podem ser consultados em https://resultados.stopandgo.pro/1131.

Fotos: Matias Novo