Neste mês, as senhoras são convidadas a juntar-se à equipa da Ontrisports para atingirem os seus objetivos.

Com o Dia Internacional da Mulher aí à porta, a Ontrisports acaba de lançar uma campanha que "pretende ajudar mais mulheres a seguir uma rotina de treino que as leve até à meta, respeitando todas as responsabilidades familiares e profissionais que condicionam as suas vidas", explica o treinador e fundador da Ontrisports, Sérgio Santos.

Atualmente, a Ontrisports enquadra cerca de 100 atletas, entre nacionais e estrangeiros, 18 dos quais são mulheres. Estes 20% é, também, aproximadamente a média nacional de participação feminina em eventos de corrida e de triatlo, mas a Ontrisports quer "contrariar a estatística" e ver cada vez mais atletas femininas em prova.

Ontri-Woman-1

Assim, no início deste mês, lançou a campanha ONTRI WOMAN, que engloba 8 meses de enquadramento técnico mais 1 de oferta, para todas as senhoras que subscrevam os serviços da empresa entre 1 e 15 de março. Os treinos terão início a 1 de abril.

Sérgio Santos lembra que, para todos, "o treino é a terceira coisa mais importante na vida, depois da família e do trabalho, que é o que nos põe a comida na mesa, e, particularmente as mulheres, ainda têm a falsa noção de que não conseguem encaixar a rotina de treinos na vida". E é aqui que a Ontrisports faz a diferença, oferecendo "um conceito de assessoria desportiva altamente individualizado, montado em torno do resto do puzzle da vida", diz o treinador, que nos conta que tem atletas que "nos contactam com imensas limitações, às vezes só com uma hora ao almoço, ou só com tempo para duas corridas por semana, e o nosso grande trabalho é precisamente retirar o melhor de cada bocadinho que cada um tem disponível".

A Ontrisports conta com três treinadores capacitados para ajustar o plano de treinos a qualquer perfil e Sérgio Santos assegura que tentam, acima de tudo "redimensionar os objetivos dos atletas à sua disponibilidade real, sendo o mais honestos possível com eles, para que quanto cortem a meta sintam que estavam preparados e tenham vontade de fazer melhor".

O responsável da Ontrisports revela que os estigmas culturais e sociais do papel da mulher na sociedade já vão sendo ultrapassados pelas gerações mais recentes, pelo que hoje em dia esta retração que se sente nas atletas femininas se deve, muitas vezes, à falta de sentimento de segurança em atividades outdoor, preferindo estas praticar desporto em "ambientes fechados e seguros, como as aulas de grupo em ginásios", do que sair para correr à noite, sozinhas, por exemplo.

Neste campo, a assessoria desportiva da Ontrisports também marca pontos, tendo vindo a desenvolver estratégias para permitir às atletas treinarem em casa, seja a correr na passadeira ou pedalar em rolos.

Além disso, de forma regular, são promovidas atividades de grupo, treinos em águas abertas, pontos de encontro em equipa, onde o trabalho é feito com as distâncias e os ritmos adequados a cada um, "sem custos acrescidos para os atletas e aos quais as marcas nossas parceiras se costumam associar com a oferta de alguns miminhos para os participantes", afirma.

Para as atletas que adiram à campanha, os treinos arrancam já a 1 de abril, uma altura que convida a retomar as atividades ao ar livre, com dias mais longos, temperaturas mais amenas e com a possibilidade de fazer o acompanhamento a médio/longo prazo, podendo preparar-se para eventos como o Ironman de Cascais, em outubro, ou a Maratona do Porto, em novembro, por exemplo. "Depois de oito meses de subscrição, nós oferecemos o último, Dezembro, porque sabemos que este tipo de preparação não se faz de um dia para o outro", remata Sérgio Santos.

Testemunhos das atletas Ontrisports

Ana Tomé juntou-se recentemente à Ontrisports, depois do marido, e propôs-se a fazer uma meia maratona. Em pouco tempo, garante já ter visto "uma evolução significativa" e explica que o plano personalizado feito pelos treinadores, de acordo com as suas capacidades, exige tempo, mas "ninguém para uma pessoa altamente determinada e, se eu consegui, todos conseguem!", exclama.

Já a ciclista Anabela Machado, afirma que "enquanto mulher, trabalhadora e mãe, o tempo é sempre escasso. Conseguir alocar tempo a uma atividade ou a um desporto é, por vezes complicado. Ter alguém que me ajude a rentabilizar esse tempo, por forma a atingir objetivos e a evoluir, é algo fantástico. Não há como ter uma equipa de excelentes profissionais que nos ajudam a chegar mais longe!".

Ontri-Woman-3

Quem também não deixou de dar o seu testemunho foi a triatleta Maria dos Santos, de 36 anos, que tem cinco filhos (todos com menos de seis anos) e além de trabalhar, consegue treinar, assim como o marido, fazendo as respetivas rotinas de treinos à vez. "Gostava imenso de treinar e, na altura, não sabia bem como é que iria encaixar treinos no meu horário que é muito difícil, e com a Ontrisports e com o David - obrigada David! - tenho conseguido fazer treinos quase todos os dias num horário ótimo. Há muita flexibilidade e o treino não é longo, mas é eficiente, por isso agradeço todos os serviços deles!", exclama.

Contacte a Ontrisports para aderir à campanha através do e-mail: [email protected]

Autores
---
Cátia Mogo