Apesar da prática de exercício físico ser recomendada, por vezes a dor aparece sem avisar. Descanso, alimentação equilibrada e uso de anti-inflamatórios podem ser a solução para uma recuperação mais rápida e eficaz.

Qualquer atividade física e principalmente a corrida, melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e a forma física em geral, mas também pode causar danos musculares. Quando se inicia a prática de exercício físico ou aumenta a intensidade do mesmo, o nosso corpo produz radicais livres que podem causar danos ao tecido muscular – pequenas ruturas que normalmente são seguidas por inflamação.

Este é um processo normal e é dessa forma que o nossos músculos se desenvolvem. Por isso, existe um período de descanso que deve ser respeitado, permitindo a recuperação e o natural desenvolvimento muscular.

É precisamente no período de recuperação que muitos dos atletas começam a sentir algum desconforto, que pode mesmo interferir nas atividades diárias. Este tipo de dor é conhecida como dor muscular tardia e é um processo natural do corpo. Para evitar que isso aconteça, os atletas devem ter alguns cuidados, tais como: não falhar o aquecimento muscular; executar exercícios que visem o fortalecimento muscular; gerir a carga de treino de acordo com um planeamento conveniente; usar o equipamento adequado e, por fim, mas não menos importante, e muitas vezes esquecido, ter atenção à postura.

ReumonGel
Para ajudar na recuperação, também a nutrição tem um papel importante. Uma dieta rica em nutrientes como vitaminas A, C, E, minerais e aminoácidos, reduz os efeitos do stress no corpo, combatendo a produção de radicais livres. Além de alimentos antioxidantes, o nosso corpo precisa de alimentos com propriedades anti-inflamatórias para ajudar no processo de recuperação. O consumo de proteína depois da atividade física é recomendado para auxiliar na recomposição muscular.

A complementar a alimentação, existem outras opções para acelerar o processo de recuperação muscular e de aliviar o desconforto - desde que não haja contraindicação para o seu uso - como é o caso do Reumon Gel, um anti-inflamatório não esteroide e analgésico, para uso tópico, que penetra profundamente na pele, atua no local da dor, diminui a inflamação e alivia a dor, tendo ainda uma aplicação fácil quando há maior sensibilidade ao toque, um efeito refrescante e uma secagem rápida.

REUMON Creme 10% / Gel 5% / Loção 10% (etofenamato) é um medicamento não sujeito a receita médica. Está indicado nas situações dolorosas localizadas do aparelho locomotor. Aplicar na pele saudável. Não utilizar em crianças, grávidas, insuficientes renais ou doentes alérgicos à substância ativa, ao ácido flufenâmico, ou a qualquer um dos excipientes, ou a outros anti-inflamatórios não esteroides. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida, persistência ou aparecimento de outros sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Para mais informações deverá contactar o titular da AIM: BIAL – Portela & Cª, S.A. - À Av. da Siderurgia Nacional - 4745-457 S. Mamede do Coronado – Portugal • NIPC 500220913 • Não comparticipado. DMgMA_PT201001