Um fim de semana esgotado com provas para todas as idades e distâncias.

Decorreu esta manhã (15 de março) a Conferência de Imprensa de divulgação dos últimos pormenores do evento EDP Meia Maratona de Lisboa e das provas integradas no programa de fim de semana, que contou com a presença do atleta norte-americano Leonard Korir, a queniana Brigid Kosgei e a portuguesa Susana Godinho. Com inscrições esgotadas há mais de dois meses, os participantes, que serão 27.000 no total, voltam a encher a ponte de gente!

No pelotão popular volta a haver uma forte presença estrangeira, com mais de 120 nacionalidades representadas. No top-5 deste particular estão Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. Na divisão por género, os dados concluem que 41% dos participantes são mulheres, o que representa uma forte evolução em relação aos 35% do ano passado.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 14.01.40

Recorde-se que esta prova é detentora do recorde mundial masculino da distância (com o tempo 57.31 de Jacob Kiplimo em 2021) e que existe um bónus de 150 mil euros para a obtenção de novos recordes mundiais - tanto para homens como para mulheres – e o Maratona Clube de Portugal garantiu uma vez mais uma fortíssima presença de elite.

O grande destaque é a queniana Brigid Kosgei, antiga recordista mundial da maratona e atual 3.ª mais rápida da história (2:14:04), que terá como grandes adversárias seis atletas com marcas abaixo dos 68 minutos, nomeadamente as etíopes Bosena Mulatie (65.46) e Tigist Menigstu (66:20) e a queniana Betty Chepkemoi Kibet (66:37). Na mira de todas as atletas presentes estará o recorde do percurso de Almaz Ayana (65:30) e ainda o mundial, de Letesenbet Gidey (62:52). Nos homens estarão presentes 10 atletas com marcas abaixo da hora, com o queniano Abraham Kiptum (59:09) e o etíope Solomon Berihu (59:17) a serem os principais destaques, tal como o norte-americano Leonard Korir, que em Lisboa apontará ao recorde nacional de Ryan Hall (59:43).

Entre os atletas portugueses, estarão alguns dos mais fortes do momento, com especial destaque para Hélio Gomes (62:07) e Rui Pinto (62:16) no plano masculino e Susana Godinho (70:53), Solange Jesus (72:12) e Sara Moreira (69:18) no feminino.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 14.01.39 (2)

A EDP Meia Maratona de Lisboa marca ainda o início de mais uma 'época' das SuperHalfs, o circuito das mais importantes meias maratonas da Europa. Este ano, mais de 4 mil corredores vão participar na prova portuguesa para continuar ou concluir o desafio de correr as 6 provas do circuito (Lisboa, Berlim, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência).

Carlos Moia, presidente do MCP, enfatiza: “Este é um evento único na nossa luminosa capital. A EDP Meia Maratona de Lisboa forma uma ponte de gente que une margens, comunidades, energias, as pessoas! Celebramos a excelência atlética, mas também celebramos o poder do desporto. Estamos ansiosos para receber todos os participantes neste fim de semana incrível.”

PR