---
Triatlo
7 abril 2021
Lisboa recebe evento Mundial de Triatlo

A capital portuguesa recebe a 21 de Maio a prova de Estafetas Mistas, evento Mundial de Qualificação Olímpica directa para Tóquio.

A World Triathlon divulgou recentemente que a prova de qualificação direta para as Estafetas Mistas se realizará em Lisboa. Nesta competição serão conhecidas as últimas três equipas a apurar-se para Tóquio, juntando-se assim às primeiras sete nações já qualificadas via ranking.

Esta competição antecede a Taça do Mundo de Triatlo, que terá também lugar em Lisboa no mesmo fim de semana de 22 e 23 de Maio, uma das cinco para angariar pontos para o ranking mundial e olímpico, qualificação que recomeça dia 1 de Maio e termina dia 14 de Junho.

“Estamos muito orgulhosos pelo facto de a World Triathlon ter confiado na nossa organização, mais ainda num ano tão marcado pela pandemia, onde ainda se mantêm muitas restrições na organização de eventos”, afirma Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, realçando também que num ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto “este evento é absolutamente estratégico para o Triatlo nacional”. 

Na competição de estafetas mistas, que irá estrear-se nos Jogos Olímpicos no dia 31 de julho, cada equipa é composta por quatro triatletas (duas femininas e dois masculinos), com cada elemento a ter de completar um triatlo sprint com 300 metros de natação, 8 quilómetros de ciclismo e 2 quilómetros de corrida.

Além de ser o único evento mundial que apura diretamente equipas para as estafetas mistas, vai permitir também a qualificação de atletas para a prova individual.

De realçar que Portugal tem uma equipa com possibilidade de lutar pelos primeiros lugares, garantindo assim entrada direta nas olimpíadas. A equipa será composta por quatro dos seis elementos enquadrados no projeto olímpico, entre eles Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho, João Pereira, João Silva e Vasco Vilaça.

Depois da prova de estafetas mistas, realiza-se a 22 e 23 de Maio uma das cinco etapas da Taça do Mundo de Triatlo incluídas na qualificação Olímpica. Os melhores triatletas mundiais terão em Lisboa uma das poucas oportunidades de angariar pontos para o ranking individual que irá permitir o seu apuramento.

Esta competição decorrerá no Braço de Prata, em Marvila, beneficiando da requalificação urbanística desta zona, o que permite aliar a beleza envolvente às excelentes condições para a prática de Triatlo.

A prova conta com diversas parcerias fundamentais para a sua realização, como a Junta de Freguesia de Marvila que, em conjunto com a Câmara Municipal, organizou no ano passado e em plena pandemia diversas competições nacionais.

A VIC Properties associou-se também como parceiro estratégico, apoiando em diferentes vertentes a realização deste evento.

De referir ainda que todos os eventos de qualificação Olímpica, incluindo as provas que serão realizadas em Lisboa, foram avaliados como de ‘baixo risco’ ou de ‘muito baixo risco’, tendo em conta os requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde e pela World Triathlon.

Estas entidades encontram-se a trabalhar em estreita colaboração com os Delegados Técnicos designados para os eventos, o Departamento de Desporto de Triatlo Mundial e o Comité Médico do Triatlo Mundial, tendo submetido todas as caraterísticas às autoridades de saúde, com procedimentos específicos, incluindo a realização de dois testes COVID-19.

 

Fonte: Federação Triatlo de Portugal

Leia também
Ver mais