Lizzie Rayner venceu o IRONMAN 70.3 pelo 3.º ano consecutivo.

Cerca de 5500 atletas inscreveram-se para regressar ao grande palco das competições de triatlo em Portugal, para participar na 6.ª edição do IRONMAN Portugal-Cascais e 9.ª edição do IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais, esgotando ambas as provas. O evento é já o terceiro maior evento do portfólio IRONMAN.

O IRONMAN 70.3 foi a prova de competição para atletas profissionais femininas. Lizzie Rayner (UK), que tinha obtido a sua primeira vitória como atleta profissional em Cascais, em 2024, e reforçado o título em 2025, sagrou-se pela terceira vez campeã do IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais, concluindo a prova em 04:13:02.

Sobre a vitória, Lizzie Rayner declarou “Ganhar aqui pela terceira vez foi provavelmente a minha vitória mais especial aqui em Cascais. Vim de uns meses difíceis, por isso esta vitória foi mais inesperada do que a anterior. Estou mesmo muito feliz!”.

SCA_6806

As triatletas profissionais portuguesas concluíram a prova em 12.º e 13.º lugar, Mariana Marques com uma marca de 04:53:06 e Madalena Almeida de 05:19:27. Mariana Marques estreou-se na competição profissional e Madalena Almeida na média distância.

Do lado masculino, o vencedor do IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais foi o português Luís Francisco Dias, em representação da Suécia, com uma marca de 04:13:43. O terceiro classificado, também português, foi André Costa, que concluiu a prova em 04:18:10.

Remi Conte (FRA) e Jessica Ittner (GER), foram os grandes vencedores da distância rainha, o IRONMAN.

O primeiro atleta português a cortar a meta do IRONMAN Portugal-Cascais foi Rafael Domingos.

As atletas profissionais partiram este sábado às 07h35, da Praia dos Pescadores, perante um magnífico nascer do sol e após a cerimónia protocolar do hino nacional. Proporcionou-se um dia de sol e temperatura amena: um cenário ideal para iniciar o primeiro segmento do IRONMAN e IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais: 1,9 km e 3,8 km de natação respetivamente em cada prova.

IM CASCAIS 2026_@Nadya Manannikova-0597

Após a transição, enfrentaram um percurso de ciclismo, com passagem pelo emblemático Circuito de Fórmula 1 do Estoril e outros locais emblemáticos como a Torre de Belém, Jerónimos e ainda a Ponte 25 de Abril, ao longo de 90 km no IRONMAN 70.3 e 180 km no IRONMAN.

A prova terminou com o segmento de corrida (21,1 km para o 70.3 e 42,2 km para o IRONMAN): um percurso desafiante, com um contraste entre o ambiente costeiro da estrada do Guincho e o público entusiástico em Cascais e a receber os atletas na meta.

Elevar a experiência do atleta foi sempre o principal objetivo, bem como integrar o público e a comunidade local no evento. Ao longo do percurso, os atletas percorreram e passaram por monumentos emblemáticos de Cascais, Oeiras e Lisboa, tornando a prova cénica, ribeirinha e histórica.

Competiram em Cascais atletas de 79 nacionalidades, sendo o top 5 de nacionalidades participantes composto por:

1. Portugal
2. Reino Unido
3. França
4. Espanha
5. Irlanda

Cerca de 80% são homens e 20% são mulheres. O atleta mais novo tem 18 anos e a mais velho 75. A idade média é de 39 anos. 

O evento tem sofrido um marcado crescimento na participação portuguesa com 1377 atletas portugueses nesta edição (versus 300 em 2017, na primeira edição da prova). Uns impressionantes 85% de atletas são estreantes em Cascais.

Em 2027, as provas realizam-se a 23 de outubro e as inscrições abrem já na próxima 5.ª feira,
dia 22 de outubro AQUI

Para o IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais, 2027 representa um importante marco: o 10.º aniversário da prova. 10 anos desde que um sonho de trazer a marca IRONMAN para Portugal, se tornou realidade. 10 anos de tantos sonhos tornados realidade na Baía de Cascais.