Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé. São estes os quatro triatletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

De acordo com os critérios previamente anunciados pela Federação de Triatlo de Portugal, em caso de apuramento da estafeta mista através do ranking olímpico, o quarteto que garantisse um lugar no pódio de uma WTCS assegurava automaticamente a sua qualificação para Paris. Assim foi. Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé conquistaram a medalha de prata na WTCS de Napier, Nova Zelândia, assegurando as quatro vagas portuguesas para os Jogos Olímpicos deste ano.

Desta forma, o triatlo português terá em Paris a sua maior representação de sempre, com os quatro atletas a participarem nas provas individuais, agendadas para os dias 30 e 31 de julho, e na competição de estafetas mistas marcada para 5 de agosto.

Aos atletas, junta-se também a árbitra Paula que integrará a comitiva dos 28 juízes que marcarão presença nos próximos Jogos Olímpicos.

Os árbitros para os Jogos Olímpicos foram selecionados através de um processo que incluiu várias fases segundo os critérios de elegibilidade da World Triathlon (WT), que passou pelas federações nacionais, pela seleção do Comité Técnico da WT e pela Delegação Técnica, sendo a aprovação final da responsabilidade da Comissão Executiva da World Triathlon.

Fonte e foto: FTP