Leia aqui a entrevista a Armando Teixeira, ultra runner e organizador do Estrela Xtreme Triatlhon, que nos falou um pouco sobre este evento, que este ano traz novidades.

O Estrela Xtreme Triathlon regressa a 29 e 30 de setembro este ano com dois desafios a solo e outro em estafetas. Apesar de extremo, este evento inédito em Portugal apresenta um programa para toda a família, sempre com a preocupação de promover e proteger a Serra da Estrela.

Este ano, os participantes podem optar pelo Estrela Standard, que consiste em 1000 metros de natação, 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo e 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo. Já no Estrela Extreme, os triatletas põem-se à prova em 2000 metros de natação, 105 km de bicicleta com 2600 metros de desnível positivo e 21 km de corrida com 900 metros de desnível positivo. Este último percurso pode ainda ser realizado em estafetas de três elementos, um para cada segmento.

Em exclusivo à PRO RUNNERS, Armando Teixeira, Ultra Runner e organizador do Estrela Xtreme Triatlhon falou um pouco deste evento.

PRO RUNNERS: Para quem nunca fez um triatlo em montanha, o Xtreme é um bom desafio?

ARMADO TEIXEIRA: O Xtreme Triathlon, não é um Triathlon convencional; tem a especificidade de se realizar em montanha, onde a maior dificuldade será o desnível positivo em ambos os segmentos: bicicleta e corrida! Mas mesmo para quem não esteja bem preparado ou nunca tenha realizado um desafio destes em montanha, existe a possibilidade de o fazer por equipa vs estafetas de 2 ou 3 elementos, na vertente Estrela Extreme: distâncias aproximadas do Half Iron Man.

Este ano, temos a vertente Estrela Standard: 1000 m natação, 53 km bike e por último 15 km corrida que permitirá não só atletas menos experientes ou de iniciação, ou com índices de performance menores de experienciar este desafio!

Para quem se vai estrear na prova, o que pode esperar?

Uma prova diferente claramente, pelo ambiente envolvente pois será em ambiente de montanha pura, e muita proximidade com toda a organização, ambiente digamos muito familiar!
No contexto da prova, os atletas têm oportunidade de nadar na Lagoa do Vale do Rossim aos 1470 m de altitude, no segmento da bicicleta subirão todo o Vale Glaciar do Zêzere até ao ponto mais alto de Portugal Continental, e o serpentear da estrada nacional das Penhas Douradas até Gouveia, no segmento da corrida a passagem e a subida do Poço Inferno! Todo o evento será realizado no Parque natural da Serra da Estrela, só por si aliciante!

Que novidades apresenta esta edição?

Como referido anteriormente este ano lançamos a versão Estrela Standard, com o intuito de poder partilhar e possibilitar a participação a mais atletas!

Qual a melhor forma de usufruir do evento em família?

Em toda a Serra da Estrela existem locais a visitar, bons hotéis e ótimos restaurantes. Para o evento existe pontos de acesso para os acompanhantes ou família assistirem à passagem dos atletas e dar o seu apoio! Os parques de transição têm a particularidade da proximidade com os atletas, no segmento da natação é possível acompanhar visualmente o atleta, e no parque de transição final e meta, será no parque da Várzea, ótimo local para as famílias relaxarem e fazerem refeições, e tem parque infantil, e uma vez mais estar muito próximos dos atletas!

Que dicas de treino podes partilhar com quem vai fazer a prova a solo e em estafeta?

Em primeiro, o atleta terá de ter consciência do desafio e ter condições físicas e escolher o desafio adequado! Para quem vai fazer a prova a solo, quer no Estrela Extreme ou Estrela Standard, a maior dificuldade será o desnível positivo em ambos os segmentos, bike e corrida; o que obrigará ao treino específico destas duas modalidades, terão que incluir na sua planificação a variável de subidas, ou seja fazer voltas de bicicleta e corrida com desnível, de forma a preparar os seus músculos para um trabalho diferente e mais prolongado.  

O que é que quem vai ao evento não pode perder?

Não pode perder a energia e a beleza da Serra da Estrela, deixe-se envolver no espírito deste evento!

Mais informações e inscrições em estrelaxtreme.pt