Foi no triplo salto que o atleta luso conquistou o bronze ao saltar 17,08 metros, batendo assim o recorde pessoal em pista curta e a melhor marca nacional do ano.

Foi no segundo dia dos Mundiais de Pista Curta (2 de março), em Glasgow, que Tiago Pereira conquistou a medalha de bronze no triplo salto com a marca de 17,08 metros, um recorde pessoal e a melhor marca nacional do ano.

Num concurso em que o argelino Triki começou por liderar, mas que Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, superou para a medalha de ouro, deixando a prata para o marroquino. Apesar de ter um salto válido a 16,74 m, Tiago aceitou a indicação do treinador e arriscou tudo, conseguindo um recorde pessoal e, acima de tudo, a subida ao pódio!

"Estou muito feliz por finalmente conseguir materializar em resultados o trabalho que tenho vindo a fazer”, disse o atleta, que está já a pensar no futuro. "Acho que lancei aqui a minha candidatura ao pódio europeu, quiçá ao título”, resumiu o atleta que vive e treina em Espanha, neste aspeto orientado por Ivan Pedroso, que foi campeão mundial de salto em comprimento nos mundiais de 2001, em Lisboa.

João coelho

Antes, quando ainda faltava o último salto de Tiago, outro português brilhava. João Coelho correu a final dos 400 metros e terminou na quarta posição, com a marca de 45,86 segundos, mais um recorde de Portugal! O terceiro em três dias de competição!

“Estou muito feliz”, começou por dizer o recordista nacional, que igualou a melhor classificação de sempre de um português (Carlos Silva, em 1995). “Mas, ao mesmo tempo, estou aqui com um sentimento que não sei explicar por ter ficado tão perto da medalha. Mas sentia que estava muito bem e tinha que arriscar tudo para ser feliz."

Quem também esteve à beira da medalha foi a jovem promessa do fundo e meio-fundo, Isaac Nader, que cortou a meta dos 1500 metros em 4.º lugar.

Isaac Nader

Antecipava-se uma final de 1500 metros muito disputada e isso veio a acontecer, muito por força de ter 14 atletas (o que condicionou bastante o desenrolar da corrida), para além de ser uma prova muito aberta. Isaac Nader, o único português na final, fez tudo bem feito, lutou pelas medalhas até ao final, mas a prova acabou com um surpreendente Beamich (Nova Zelândia) a vencer. Nader ficou a 25 centésimos da medalha de bronze, com a marca de 3m36s97”.

“Embora seja uma boa presença na final, um quarto lugar, acabo por sentir alguma desilusão, pois não foi de todo o que esperava fazer. Pois sei o que trabalhámos e o que acreditávamos poder conseguir. Foram muitos atletas na final e isso obrigou-nos a muito desgaste. Tudo isso levou a que não estivesse mesmo no final com a reação para chegar à medalha”, afirmou o atleta, confiante de que o seu lugar é nestes níveis, para lutar pelos pódios.

Logo depois, Salomé Afonso também coreu a final dos 1500 metros e a portuguesa fechou no oitavo lugar, com a marca de 4m06s18”.

“Estava a sentir-me muito bem, num bom momento de forma, sinto que a minha mentalidade está a mudar. É claro que somos atletas e queremos sempre mais, chegamos a um objetivo e já saltamos para outro. Estou muito grata por chegar a este ponto e ser finalista”, concluiu a portuguesa.

estafetas

Uma grande manhã para Portugal na penúltima jornada dos Campeonatos Mundiais de Pista Curta, em Glasgow. Dois recordes de Portugal de 4×400 metros, em femininos e masculinos, com estes a conseguirem um inédito apuramento direto para a final!

Depois do brilharete da manhã, a estafeta de 4×400 metros sai de Glasgow com a desclassificação na final. O quarteto português, que já fora alvo de um protesto durante a manhã, por um dos atletas pisar a linha. Assim, o quarteto formado por Ericsson Tavares, João Coelho, Ricardo dos Santos e Omar Elkhatib, que durante a prova tinha atingido o sexto lugar, viu a sua prestação ser anulada, por desclassificação.

Em femininos, Fatoumata Diallo, Carina Vanessa, Cátia Azevedo e Vera Barbosa juntas finalizaram os 4x400m dos Mundiais em Pista Coberta na 9.ª posição.

Consulte os resultados AQUI.

Fonte e fotos: FPA