Já são 9 os atletas, na modalidade de atletismo, com marca de qualificação para Paris 2024.

A 100 dias de começar o atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, Portugal já tem nove atletas com marca de qualificação direta, uma marca indelével da força da modalidade.

Com marcas de qualificação direta muito exigentes (a pretensão da World Athletics é ter metade da quota de atletas preenchida por estas marcas e a outra metade com acesso pelos World Rankings), avulta a qualidade dos atletas portugueses que já obtiveram esse registo.

Estão neste patamar nove atletas: João Coelho, nos 400 metros, Isaac Nader, nos 1500 metros, Pedro Buaró, no salto com vara, Pedro Pichardo, no triplo-salto, Samuel Barata, na maratona, em masculinos; Auriol Dongmo, no lançamento do peso, Irina Rodrigues, no lançamento do disco, Susana Santos, na maratona, e Ana Cabecinha, nos 20 km marcha.

Depois, há um conjunto de atletas (15) que está dentro das quotas dos World Rankings, mas que tem de estra nessas posições no final do prazo (7 de julho) para poderem receber um convite de participação. São eles: Omar Elkhatib, nos 400 metros, Gerson Baldé, no salto em comprimento, Tiago Luís Pereira, no triplo-salto, Francisco Belo, no lançamento do peso, Leandro Ramos, no lançamento do dardo, Lorene Bazolo, nos 100 e 200 metros, Rosalina Santos, nos 100 metros, Cátia Azevedo, nos 400 metros, Salomé Afonso, nos 1500 metros, Mariana Machado, nos 5000 metros, Fatoumata Diallo, nos 400 m barreiras, Jessica Inchude e Eliana Bandeira, no lançamento do peso, Liliana Cá, no lançamento do disco, Vitória Oliveira, nos 20 km marcha (e também na estafeta de marcha, com João Vieira).

Estamos praticamente no início da temporada de verão e tudo vai mudar já nas próximas semanas, com muitos meetings, campeonatos nacionais e, para muitos dos nossos melhores atletas, os Campeonatos da Europa de Roma’2024, que se desenrolam entre 7 e 12 de junho.

Fonte e foto: FPA