O evento estava marcado para 11 de Setembro e incluía cinco provas.

Foto: Orlando Duarte/Correr Mem Martins

Devido aos condicionamentos decididos em Conselho de Ministros, a organização já tinha avisado que não seria possível correr entre as 2h e as 8h da manhã, pelo que a prova maior seria de 18 horas (e não as habituais 24h), contudo, os organizadores viram-se obrigados a adiar o evento para o próximo ano, avisando os atletas em comunicado publicado na redes social Facebook e que passamos a transcrever:

«Companheiros,

Temos uma enorme obrigação moral, sim, a obrigação moral, perante vós, perante a vossa dedicação, compreensão e carinho que tem pelas 24 horas a Correr Mem Martins.
 
Neste preciso momento nós, Álvaro Pinto, António Vilela e José Henriques, não somos apenas a equipa que organiza uma corrida, mas também três atletas que já partilhamos imensas horas e imensos quilómetros na vossa companhia, e, como atletas do pelotão que somos, temos pelo menos o dever de continuar a disponibilizar o conforto aos atletas da nossa prova, da mesma forma que, como atletas que somos, gostamos de encontrar nas prova que participamos, e que pensamos ter colocado no terreno nas duas anteriores edições.
 
Depois de algumas batalhas quase titânicas que conseguimos ultrapassar, fomos confrontados hoje com outra impossível de vencer, os apoios, que tão fundamentais são para as 24 horas a Correr Mem Martins continuar a merecer a vossa preferência, que tão gratificante é para esta organização.
 
Pelas últimas adversidades que nos foram colocadas, e que não conseguimos vencer, sobretudo em pontos de extrema importância para o bem-estar dos atletas, não vai ser possível colocar no terreno aquilo que os nossos companheiros merecem, e como atrás mencionámos gostamos de ter enquanto atletas.
 
Perante estas novas adversidades, vamos continuar a lutar com todas as nossas forças para que as 24 horas a Correr Mem Martins continue a ser uma realidade em Portugal e não só, ainda está no nosso pensamento encontrar uma data até final do ano, mas também será uma solução realizar a III edição no próximo ano, na primavera. De qualquer forma recusamos baixar os braços.
 
De consciência tranquila e ciente das perdas incalculáveis que as 24 horas a Correr Mem Martins estão a ter resta-nos colocar as seguintes hipóteses:
 
a) Manter a inscrição para a edição de 2022;
b) Para os atletas que quiserem reaver a taxa de inscrição, deverá enviar por email o respetivo NIB.
 
Terminamos com um pensamento da nossa querida companheira Aurora Cunha
 
“Cair, todos caem…
Mas só os fracos ficam no chão.
Não desista! Tente novamente.
Tente diferente! Tente com mais vontade!”
 
AP, AV, JH»
Autores
---
Cátia Mogo