A prova só decorre em Dezembro, mas as novidades desta 14.ª edição já começam a ser divulgadas.

O novo naming sponsor acarreta uma mudança estratégica para reforçar a marca São Silvestre de Lisboa e trazer inovação ao evento que já colocou mais de 100.000 atletas a correr ao ritmo da capital.
“Acredito que será uma parceria de sucesso e conjugará com o nosso propósito de desenvolver esta iniciativa desportiva existente desde 2008”, refere Hugo Miguel Sousa, director-geral da HMS Sports, entidade organizadora da prova.

"O último ano obrigou-nos a reinventar e a reorganizar as nossas vidas. A São Silvestre de Lisboa, ao longo de 13 anos, registou um crescimento sustentado e tem merecido a confiança dos atletas. Na HMS Sports, não nos acomodamos facilmente, gostamos de fazer coisas novas! Acreditamos que a entrada do LIDL como naming sponsor será um grande desafio para a nossa organização, que nos fará sair da nossa zona de conforto e inovar. A Halcon Viagens (em 2008) e o El Corte Inglés (a partir de 2009) tinham sido as únicas marcas a assumir a categoria de naming sponsor do evento, até ao momento. Quero agradecer a ambas, em particular ao El Corte Inglés pela parceria e pela ligação à prova que tanto ritmo tem trazido à capital portuguesa. Ao longo destes anos, as ruas de Lisboa ganharam um colorido especial com milhares de atletas a descobrirem a corrida; a desafiarem familiares, amigos e equipas; no fundo, a consolidarem a sua paixão pela corrida”, sublinha Hugo Sousa.

“A ligação do LIDL ao desporto e ao incentivo da actividade física, com a adopção de um estilo de vida saudável, tem sido notória nos últimos tempos. A marca apoia dez atletas portugueses do alto rendimento, os Lidl Stars, três dos quais ligados ao atletismo e um deles já venceu a São Silvestre de Lisboa (Samuel Barata em 2017), pelo que a associação às corridas acompanha, naturalmente, este movimento. A estreia na São Silvestre de Lisboa acontece este ano e considero que será uma aposta vencedora!”, acrescenta o diretor-geral da HMS Sports.

Para Filipa Appleton, directora de Marketing do Lidl Portugal, “ser naming sponsor desta prova nacional tão importante é para nós motivo de grande orgulho. Apoiar e promover o desporto faz parte do ADN do Lidl. A promoção de estilos de vida saudáveis é um dos nossos pilares estratégicos e esta parceria com a São Silvestre de Lisboa é, sem dúvida, mais um passo em frente, de concretização, no caminho que temos vindo a construir de aposta no desporto nacional. Apostamos em diversos eventos e modalidades, de norte a sul do país, reforçando a proximidade com os consumidores, assim como a democratização da nossa oferta e qualidade ao melhor preço dos nossos produtos.”

EVENTO EM DEZEMBRO
Uma das principais caraterísticas da São Silvestre de Lisboa é a realização na tarde do último sábado do ano, salvo as exceções relacionadas com o período festivo do Natal ou o Réveillon. 

Em 2021, o dia 25 de Dezembro celebra-se no último sábado, pelo que a data prevista para a Lidl São Silvestre de Lisboa é 18 de Dezembro. A organização irá manter os 10 km para os atletas com 18 ou mais anos e a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada para as crianças nascidas entre 2008 e 2015, com os percursos variáveis entre os 300 e os 1.000 metros, enquadrados nas idades dos mais novos. Além da vertente presencial, o evento deverá contar com o formato virtual, estreado em 2020 e motivado pela pandemia Covid-19, e manter-se-á o carácter solidário, com um donativo para a Rede de Emergência Alimentar. Outra tradição que a organização espera recuperar este ano é a preparação dos atletas, ou seja, promover treinos nos três sábados anteriores ao grande dia, no Anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto. Em 2021, as datas previstas para estas sessões são 27 de Novembro, 4 e 11 de Dezembro.

LISBOA CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO 2021
A Lidl São Silvestre de Lisboa integra o conjunto de iniciativas que estão a ser preparadas pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021. Depois de ter sido a Capital Verde Europeia 2020, este ano destaca-se na vertente desportiva. Em breve, será divulgado o programa completo de actividades.

UMA PROVA COM HISTÓRIA
Em 13 edições realizadas, mais de 100.000 atletas correram ao ritmo da capital! Realce para 2015 e 2019, anos em que a São Silvestre de Lisboa registou o recorde de 12.000 inscritos e foi a corrida de 10 km com mais atletas chegados à meta em Portugal: 10.150 classificados em 2015 e 10.114 classificados em 2019. Outra particularidade de 2019 relaciona-se com a participação feminina, situada nos 35%. Nunca esta percentagem tinha sido tão elevada! A São Silvestre de Lisboa distingue-se igualmente pela participação dos atletas nacionais de referência e na competição Homens versus Mulheres, o resultado agora é favorável ao setor masculino, com seis triunfos contra cinco êxitos femininos. Em 2020, fruto da pandemia Covid-19, o evento estreou a vertente virtual, com mais de 7.000 inscritos oriundos de quatro continentes - Europa, América, África e Ásia. A prova teve um caráter solidário: 1€ de cada inscrição reverteu para a Rede de Emergência Alimentar. No total, foi alcançado um donativo de 7.314€, entregue ao Banco Alimentar, em Alcântara.

PR

A PRO RUNNERS é parceira do evento. Acompanhe todas as novidades no nosso site e nas redes sociais:
Sítio oficial do evento: saosilvestredelisboa.com
Facebook: facebook.com/saosilvestredelisboa
Instagram: instagram.com/saosilvestredelisboa
Youtube: youtube.com/hmssports

Autores
---
Cátia Mogo