Marque na sua agenda: 2 de junho. Inscreva-se já!

A Lidl Corrida de Santo António, promovida pela HMS Sports, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa, já tem data marcada para a edição de 2024. A 2 de junho, Belém recebe o evento que este ano é dirigido a pessoas de todas as idades. A caminhada de 4 km junta-se à corrida de 10 km. As inscrições estão disponíveis: corridadesantoantonio.com.

“Após dois anos de interregno, o evento mais festivo do verão de Lisboa regressou em 2023 com 2.500 atletas a correrem 10 km num percurso com partida e chegada na Praça do Império, em Belém. Este ano, a organização procurou reforçar a iniciativa desportiva e do programa, além da corrida de 10 km (para atletas com 18 ou mais anos), consta a caminhada de 4 km, aberta a pessoas de todas as idades”, explica Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports.

“A Lidl Corrida de Santo António mantém-se como uma das atividades das Festas de Lisboa, promovidas pela EGEAC no mês de junho, para celebrar os Santos Populares. Tal como em 2023, realizar-se-á no período da manhã - início pelas 09h00 a 2 de junho. No final, entregamos um manjerico a quem concluir o respetivo desafio! Foi sempre algo que distinguiu a Corrida de Santo António e reafirmamos essa aposta”, realça.

“A Corrida de Santo António é um dos momentos clássicos das Festas de Lisboa, mobilizando,
todos os anos, milhares de atletas que participam e desfrutam coletivamente nesta prova, simultaneamente desportiva e festiva. Uma experiência saudável, que é já um ritual anual para muitos lisboetas e que este ano irá tornar-se ainda mais abrangente, com a introdução de uma
caminhada aberta a todas as pessoas e sem limite de idades”, realça Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da EGEAC.

Nuno Rodrigues, diretor-geral do Lidl Portugal, considera que “o nosso reiterado apoio a esta prova, enquanto naming sponsor, espelha o contínuo investimento do Lidl no Desporto, como forma de promover estilos de vida mais ativos e saudáveis. Esta é uma prova única, que junta a comunidade de corredores numa grande festa e, por isso, um excelente exemplo. Pretendemos ser a primeira escolha dos portugueses, que encontram nas nossas lojas uma oferta diversificada, de máxima qualidade ao melhor preço – incluindo os mais exigentes, como é o caso dos desportistas.”

corrida de santo antonio 2

A CORRER E A CAMINHAR, TODOS OS SANTOS AJUDAM

A 12.ª edição da Lidl Corrida de Santo António terá início pelas 09h00 de domingo, 2 de junho, na Praça do Império, em Belém. Nos 10 km, os atletas terão de cumprir um percurso desenhado na Zona Ribeirinha de Lisboa; já nos 4 km, o percurso é feito na Av. da Índia (no sentido Algés). Tanto na corrida como na caminhada, a participação pode ser individual ou em equipa. A partida dos 10 km será dividida por blocos, que correspondem aos diferentes níveis de preparação física dos atletas:

• Elite: Atletas com tempo inferior ou igual a 37:30 minutos
• Sub45: Atletas com tempo inferior ou igual a 45:00 minutos
• Sub50: Atletas com tempo inferior ou igual a 50:00 minutos
• Sub60: Atletas com tempo inferior ou igual a 60:00 minutos
• Mais 60: Atletas com tempo superior a 60 minutos

Para usufruir da partida Elite, Sub45’, Sub50’ ou Sub60’, é obrigatória a apresentação de um registo de tempo igual ou inferior a 37:30, 45, 50 ou 60 minutos, respetivamente, efetuado numa prova de 10 km, nos últimos dois anos.

Mantendo a tradição, quem cumprir o desafio irá receber um manjerico, entre outras ofertas dos patrocinadores. As inscrições estão abertas: corridadesantoantonio.com.

Corrida de santo antonio

UMA PROVA COM HISTÓRIA

Com onze edições realizadas, a Corrida de Santo António já reuniu cerca de 30.000 atletas. Começou na Praça do Comércio e depois passou a ter a Praça D. Pedro IV, no Rossio, como palco central. Em 2013 e 2014, integrou o circuito de provas do BES Run Challenge que premiou os três primeiros classificados masculinos e femininos com a participação na Maratona de Nova Iorque.

Em 2019, Samuel Barata (Sporting Lisboa e Benfica) fixou o recorde da prova abaixo dos 30 minutos, ao completar os 10 km em 29m40s, e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) alcançou o mesmo em femininos com o tempo de 34m40s. No ano seguinte, fruto da pandemia Covid-19, o evento decorreu apenas no formato virtual e ainda assim, contou com 3.200 inscritos e um donativo de 10.000€ à Rede Emergência Alimentar.

Regressou em 2023 com o Lidl como naming sponsor, os triunfos de Samuel Barata (Sport Lisboa
e Benfica) e Kcénia Bougrova e um pedido de casamento no final da corrida. O atleta António Costa surpreendeu a Marta Agostinho e a resposta foi: SIM!

A Lidl Corrida de Santo António tem organização da HMS Sports, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa, e apoio do Lidl, Vitalis, Holmes Place, ProRunners Magazine e Triatl3ta!