O Campeonato Nacional foi integrado na Meia Maratona de Lisboa, que contou com 33 mil corredores a criar uma moldura humana impressionante na Ponte 25 de Abril.
Os II Campeonatos de Portugal de Meia-Maratona, integrados na 34.ª EDP Meia-Maratona de Lisboa, realizaram-se este domingo num dos percursos mais rápidos do mundo, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, com o Maratona Clube de Portugal e a Associação de Atletismo de Lisboa. Samuel Barata, do Benfica, e Susana Godinho, do RDA, foram os grandes vencedores.
Samuel Barata, em representação do Sport Lisboa e Benfica, venceu com a marca de 01h01m10s, deixando em 2.º lugar Luís Oliveira, do RDA, com a marca de 01h04m17s; e, em 3.º lugar, Rafael Lopes, do GDRST, com 01h04m49s.
Em femininos, Susana Godinho, em representação do Recreio de Águeda, venceu com a marca de 01h12m39s, com o pódio a ser completado por Mónica Silva, o CAMC, com a marca de 01h14m07s, na segunda posição; e, no 3.º lugar, por Carla Martinho, em também da RDA com o tempo de 01h14m43s.
Joana Santos, do CDFE, sagrou-se Campeã Nacional de Sub-23 femininos, com a marca de 01h32m30s.
Os Campeões Nacionais da Meia Maratona para Atletismo Adaptado, na Classe de Deficiência Motora, foram Ricardo Rodrigues, da ELCT; e, na Classe de Surdos, o 1.º lugar foi entregue a Fábio Inácio, que representa o CVPPEA.
Tsigie Gebreselama pulveriza recorde do percurso da EDP Meia Maratona de Lisboa
O dia não foi de recordes mundiais na EDP Meia Maratona de Lisboa, mas para a história fica, ainda assim, um novo máximo do percurso feminino, autenticamente pulverizado pela etíope Tsigie Gebreselama, e também de participantes, com 33 mil corredores a criar uma moldura humana impressionante na Ponte 25 de Abril.
Na prova feminina, que tinha Ruth Chepng'etich como principal figura da elite, acabou por ser a segunda mais bem cotada a ganhar, depois de assumir a ponta da corrida ainda antes dos 10 quilómetros. Sem Chepng'etich por perto, Gebreselama seguiu o 'pacer' de serviço e, com uma prova bastante regular, cortou a meta em 1:04:21, tirando mais de um minuto ao seu recorde pessoal anterior (1:05:14) e ao máximo do percurso (1:05:30). Chepng'etich acabaria em 2.º, com 1:06:20, sendo seguida por Abeba Aregawi, que com 1:06:36 bateu o recorde nacional da Suécia... na sua estreia na meia maratona. Além deste duo, também a 4.ª (Fentaye Azale) melhorou a sua marca pessoal, com 1:07:31.
Quanto aos homens, com Samuel Barata integrado no grupo da frente desde bem cedo - e a ceder apenas aos 13 quilómetros -, acabou por ser dia da estreia do Djibouti na lista de países vencedores da EDP Meia Maratona de Lisboa. Ganhou Abdi Waiss, com um 'super' recorde pessoal de 59:44. Seguiu-se o queniano Shadrack Kipkemei (59:49) e Mohamed Ismail (59:54), do Djibouti, todos com novo máximo pessoal. No restante do top-10, mais 6 atletas conseguiram melhorar os seus recordes. Um deles, o quinto colocado Gashau Ayale, pulverizou o recorde nacional israelita, tirando 48 segundos do anterior máximo de 1:00:47, que estava na posse de Tadesse Getahon.
Os resultados completos dos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona podem ser consultados aqui: https://www.fpacompeticoes.pt/4369/competicao
Fotos: FPA e MCP