Portugal foi o único país a colocar três atletas no Top 15 mundial, um feito que confirma o excelente momento do triatlo nacional.
Vasco Vilaça conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo, que se disputou, este domingo (19 de outubro) em Wollongong, na Austrália, confirmando assim um lugar histórico no pódio final da competição.
“Este é o meu melhor resultado de sempre numa série mundial normal, com as sete, oito etapas que temos. Para além disso, também é o meu melhor resultado de sempre numa finalíssima”, destacou o triatleta português em declarações à assessoria de imprensa da FTP.
O atleta de 25 anos manteve-se entre os melhores ao longo de toda a época e na finalíssima, depois de quatro pódios ao longo do ano Vasco Vilaça fez uma corrida de trás para a frente e garantiu o quinto posto. O triatleta português ficou a apenas três segundos da prata, que foi ganha pelo brasileiro Miguel Hidalgo.
Além do bronze de Vilaça, Portugal destacou-se de forma coletiva: Miguel Tiago Silva terminou em 7.º lugar, e Ricardo Batista foi 15.º, assegurando o 12.º lugar no ranking final da temporada. Portugal foi, de resto, o único país a colocar três atletas no Top 15 mundial, um feito que confirma o excelente momento do triatlo nacional.
O título mundial masculino ficou com Matthew Hauser. O australiano confirmou em casa o título mundial, vencendo a finalíssima com o tempo de 1:42.42 horas.
Na elite feminina, Maria Tomé foi 20.ª na finalíssima, após completar a sua prova em 1:59.28 horas, e concluiu o Mundial de triatlo na 18.ª posição, com 1.638,66 pontos.
A alemã Lisa Tertsch sagrou-se campeã do Mundo, com 3.886,26 pontos, seguida da francesa Leonie Periault (3.577,04) e da britânica Beth Potter (3.313,18).
Fonte e foto: FTP