O triatleta português ficou a dois segundos da medalha de ouro da nova prova do calendário de triatlo sprint.
O triatleta Vasco Vilaça sagrou-se, este sábado (15 de julho), vice-campeão mundial de super sprint, numa final realizada em Hamburgo (Alemanha).
Na última de três rondas, o benfiquista, líder das World Triathlon Series ao cabo de quatro etapas, completou os 300 metros de natação, 7,5 km de ciclismo e 1,75 km de corrida em 19m28s, a apenas dois segundos do neozelandês Hayden Wilde, o primeiro campeão planetário de super sprint.
Num formato inédito, a final era composta por três rondas, sendo eliminados dez atletas ao cabo da primeira e mais dez ao cabo da segunda, juntando a derradeira a última dezena de resistentes.
A abrir, Vasco Vilaça foi terceiro (19m43s), atrás de Tyler Mislawchuk do Canadá e Csongor Lehmann da Hungria. Na segunda volta, o português aguentou-se no top-10, sendo oitavo (19m42s), para chegar depois às medalhas.
No domingo (16 de julho), o jovem triatleta voltou a entrar em ação, na prova de estafeta mista, com João Nuno Batista, Maria Tomé e Melanie Santos. O quarteto português terminou a prova em 1:24.10 horas, alcançando a 13.ª posição.
A equipa da Alemanha foi a mais rápida nos três segmentos de natação, ciclismo e corrida, impondo-se em 1.22,08 horas, à frente da Nova Zelândia (1.22,27) e da Suíça (1.22,35), com as medalhas de prata e bronze, respetivamente.