A pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra vai, em breve, contar com uma tecnologia pioneira em Portugal.

A dita pista encontra-se em fase final de obras de reabilitação para que possa ser certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento. Para tal, está a ser dotada de equipamento e condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais.

A grande novidade é a instalação de uma tecnologia “smartrack” pioneira em Portugal, no valor de 3500€, doada pela empresa Polytan, e que vai permitir a medição das performances dos atletas através de sensores ou via smartphone.

A Polytan vai assim aplicar a tecnologia “rekortan smartrack”, que consiste na implementação de dois portais magnéticos no próprio pavimento da pista. Esta é uma tecnologia que actualmente não existe em nenhuma outra pista de atletismo em Portugal e que representa uma mais valia para apoio ao treino.

Com este equipamento a avaliação de toda a performance do atleta pode ser estudada ao pormenor. Tem ainda a mais valia de poder ser utilizada por diferentes atletas ao mesmo tempo.

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, visitou o estádio a meio do mês, acompanhado pelos vereadores Carlos Cidade e Regina Bento, a quando da aplicação do tartan. O objectivo da autarquia é que esta infraestrutura desportiva esteja capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento.

A obra de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra representa um investimento de quase 530.000 euros e pretende que esta passe a estar em consonância com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Trata-se de uma obra que se encontra atrasada e que se previa concluida a 30 de Setembro.

coimbra estadio

Autores
---
Ana Filipe