O Campeonato disputou-se este domingo no concelho de Machico.

A oitava edição do Trail do Porto Cruz Natura decorreu este domingo na Madeira, em três distâncias: 50 km (3600 m D+), 25 km (1400 m D+) e 12km (350 m D+).

Na distância maior disputou-se o Campeonato Nacional de Ultra Trailm que foi ganho pelo açoriano de 28 anos Dário Moitoso, num tempo de 5:00:33, com Bruno Silva em 2.º (5:02:08) e Pedro Barros em 3.º (05:07:58).

Este foi o primeiro título do atleta faialense em ultra trail (provas de distâncias entre os 43 e os 69 km), numa prova dura e muito disputada do início ao fim. A comitiva do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul na Madeira era constituída ainda por José Baptista, que conquistou o 18.º lugar da geral no trail Longo, e por Bruno Ávila, que alcançou o segundo lugar do pódio no trail Curto (12 km). O coordenador do Azores Trail Run mostrou-se satisfeito com a prestação dos três atletas faialenses, considerando-a um reflexo do progresso a que a modalidade tem assistido nos Açores. Mário Leal chamou a atenção para o impacto que a transmissão do evento através das redes sociais foi tendo, com centenas de visualizadores em simultâneo durante o directo: “o trail é uma modalidade em ascensão no nosso país, com cada vez mais praticantes e adeptos, e é ótimo ver isto a acontecer, uma vez que, nesta modalidade, nós, nos Açores, temos todas as condições para apresentar cada vez melhores atletas e também os melhores palcos para a realização de eventos de trail”, referiu.

Já nas senhoras, venceu Inês João, de 39 anos, em 06:03:10, com Cristina Arreiol em 2.º (06:11:01) e Inês Marques em 3.º (06:12:53).
Ines JOão _Bruno Abreu Photography
A competição ficou ainda marcada pelas fortes críticas nas redes sociais devido à falta de abastecimento de água aos atletas.
 
Foto: Bruno Abreu Photography
Autores
---
Cátia Mogo