A última novidade nesta área é a substituição da t-shirt de finisher por uma refeição no final do evento.

A um mês do evento que colocou a Serra da Lousã no mapa internacional do trail running, a organização, a cargo do Montanha Clube, apresenta as novidades.  Nos dias 1, 2 e 3 de março a sustentabilidade marca os trilhos de “uma prova de emoções”.

Numa altura em que a vertente competitiva e turística do Louzantrail já está sedimentada, refletindo-se nas inscrições esgotadas para o percurso dos 18 km e as restantes perto do limite, no número de atletas internacionais e nacionais de renome já inscritos e no impacto na capacidade hoteleira da Serra da Lousã para os dias 1, 2 e 3 de março; o foco do Montanha Clube está este ano apontado para a sustentabilidade. Apesar de a mesma fazer parte do evento desde o seu início, nesta edição foram reforçadas as medidas já implementadas e introduzidas outras tantas.

A última novidade nesta área é a substituição da t-shirt de finisher por uma refeição no final do evento. Assim, todos os participantes, ao chegar à meta, vão poder aconchegar o estômago com uma sopa, uma bifana e uma bebida. “Todos os dias ouvimos notícias relativas ao impacto da indústria têxtil no ambiente, com todos nós a contribuirmos para a produção desenfreada de vestuário e para a poluição associada a este sistema produtivo. Não podemos mudar o mundo de um dia para o outro, mas podemos contribuir com pequenas mudanças de atitude. Por isso, nesta edição do Louzantrail poupamos ao ambiente o impacto da produção de mais de um milhar de t-shirts de finisher e proporcionamos a todos os participantes uma refeição quente no final da sua prestação”, adianta a organização do Louzantrail.

Medidas com impacto

Recorde-se que, desde o seu início, a organização do Louzantrail já introduziu as seguintes medidas: Redução do consumo do papel ao mínimo indispensável; materiais com uma reutilização durante pelo menos 5 anos (exteriores, banners publicitários, cartazes com informações de rota, etc.); limpezas preventivas frequentes para evitar incêndios florestais; promoção de recolhas regulares de lixo nos trilhos da Serra da Lousã; comunicação constante aos atletas e utentes da Serra da Lousã sobre a importância de não deixar marcas ou detritos; e o fim das ofertas desnecessárias aos atletas que acabam a prova e que normalmente acabam no lixo.

A par destas medidas, a organização destaca ainda as parcerias estratégicas realizadas. “Em 2019 estabelecemos uma aliança com a Zero CO2, materializada na plataforma https://zeroco2.eco, para reflorestação na América do Sul, onde estamos a construir uma floresta “Louzantrail”. Utilizamos um percentual do valor da inscrição e os próprios atletas contribuem diretamente. Além do reflorestamento, os recursos arbóreos são doados às populações locais”, explica a organização. E acrescenta: “Em 2022, em aliança com a Câmara Municipal da Lousã, reflorestamos uma parte de uma floresta que ardeu nos incêndios de 2017.”

Para a edição de 2024, o Montanha Clube já adotou uma série de medidas adicionais, que vão tornar o Louzantrail ainda mais sustentável. “Vamos passar a fazer o reaproveitamento total das fitas de marcação. Até agora só podíamos reaproveitar cerca de 30%, com a restante percentagem a ser encaminhada para reciclagem. A partir de agora o reaproveitamento será de 100%”, esclarece a organização.

O Louzantrail volta a integrar, em 2024, no seu programa desportivo cinco provas, todas elas, a um mês do evento, muito perto de esgotar: o Louzantrail Ultra, de 45 km com 3000 metros de desnível positivo; o Louzantrail GNTS, de 30 km com 2000 metros de desnível positivo; o Louzantrail Mini, de 18 km com 1350 metros de desnível positivo (já esgotada); o Louzantrail XS, de 12 km com 580 metros de desnível positivo; e os Raposinhos, para crianças, com distâncias previstas de acordo com o escalão.

PR