Trail

Algarviana Ultra Trail: O Algarve à prova

09 fevereiro 2021
3 min

A quarta edição do ALUT - Algarviana Ultra Trail realiza-se de 25 a 28 de Novembro de 2021, com um limite de cem participantes.

---

Foto: Rodrigo Machado

Trata-se de um evento lúdico/desportivo de corrida em natureza que se desenvolve na Via Algarviana, um percurso com uma extensão de 300 quilómetros e um desnível positivo acumulado de aproximadamente 7000 metros. É organizado pela ATR-Associação Algarve Trail Running e tem o o apoio da Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem, entidade gestora da Via Algarviana.

ALUT5_DR

Na última edição, em 2019, Paul Giblin bateu o recorde da prova, precisando apenas de 38h06 min para concluir o percurso que tinha 72h como tempo limite. Nesta quarta edição não será possível comparar este resultado pois a novidade será que o percurso decorre no sentido contrário ao realizado nas edições anteriores, ou seja, do Cabo de São Vicente para Alcoutim, mas com as mesmas 72h de tempo limite.

A participação está limitada a 100 participantes, pois como afirma Cláudia Guerreiro, presidente da ATR, “esta é uma prova de atletas para atletas. Este é o limite das nossas capacidades para conhecermos e tratarmos pelo nome todos os atletas. Por isso é que quando nos pedem para explicar o que é o ALUT, não conseguimos, pois, o ALUT não se explica, sente-se!”.

E foi sobre um cenário pandémico que abriram as inscrições a 25 de Janeiro e já foram preenchidas mais de 80% das vagas disponíveis. Confiantes de que no final do ano seja possível organizar o evento, a organização encontra-se a desenvolver todos os planos de contingência para que o mesmo seja efectuado com a máxima de segurança e cumprindo as normativas em vigor do momento.

ALUT2_autoria_Joao Delgado-1

Foto: João Delgado

A Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam 9 concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

Com o objectivo de promover os territórios de baixa densidade e de ampliar a oferta turística da região, a Via Algarviana aproxima-se de locais de interesse natural e cultural, bem como de serviços de alojamento e restauração, dinamizando a economia local do interior algarvio. É possível contribuir para a manutenção da Via Algarviana através de donativo à sua entidade gestora. Poderá saber mais sobre esta e outras informações sobre a Via Algarviana em www.viaalgarviana.org.

A PRO RUNNERS é media partner deste evento e terá a competir uma equipa de estafetas, composta por Nino Raleiras, Miguel Carneiro, Miguel Judas e João Viegas.

Mais informações sobre a prova AQUI ou na página do Facebook.  

ALUT3_autoria Vico Ughetto-1

Partilhar