Depois de ter ganho em 2017, o atleta do Sport Lisboa e Benfica voltou ao topo do pódio.

---
---
---
---
---
---

A LIDL São Silvestre de Lisboa tem agora o recorde fixado em 28m43s por Samuel Barata, ele que foi o melhor na prova de 10 km organizada pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Seguiram-se no pódio Miguel Borges com 29m02s, superando a melhor marca anterior que pertencia a Adel Mechaal (feita em 2019), com o estreante Isaac Nader a completar o pódio, com um tempo de 29m21s.

Nas senhoras, a vitória ficou para outra estreante. Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, venceu com 33m09s, com Lia Lemos em 2.º lugar (33m47s) e Jéssica Augusto no 3.º posto (34m13s).

femininos

De notar que a Elite Feminina partiu com quatro minutos de vantagem sobre a Elite Masculina (diferença dos tempos da vencedora da última edição para o vencedor) e, com este resultado, a vantagem dos atletas masculinos subiu para sete vitórias contra cinco êxitos femininos na competição Homens versus Mulheres. Na próxima edição, a elite feminina irá partir com 4m26s de vantagem sobre a elite masculina.

Nos Campeões do Último Quilómetro, o triunfo também ficou para os Lidl Star Samuel Barata e Mariana Machado, vencedores do voucher de 50€ em compras na loja online da HMS SPORTS STORE.

A Lidl São Silvestre de Lisboa foi o último grande evento desportivo inserido nas iniciativas de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 e antes da consagração dos vencedores, foi feita a passagem simbólica da bandeira da Capital Europeia do Desporto de Lisboa para Haia.

A prova contou ainda com a presença da equipa PRO RUNNERS MAGAZINE, Miguel Judas, Nino Raleiras
Susana Nunes, Pedro Ramos, Miguel Duarte, Hugo Barreto, bem como Susana Francisco, que foi 4.ª classificada entre as senhoras e a 3.ª no escalão sénior.

IMG20211218183528

A tarde começou a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada, iniciativa para crianças nascidas entre 2008 e 2016, apoiada pela Associação Mutualista Montepio. Este ano, as inscrições reverteram para a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), entidade que conta com o apoio dos Iron Brothers. O valor angariado contribuirá para a aquisição de uma cadeira de rodas desportiva, permitindo assim o acesso à prática desportiva de mais jovens com paralisia cerebral.

Com certificação europeia 5 estrelas e com mais de 100 atletas em 13 edições, o evento registou o recorde de 12.000 inscritos em 2015 e 2019, anos em que a São Silvestre de Lisboa foi a corrida de 10 km com mais atletas chegados à meta em Portugal: 10.150 classificados em 2015 e 10.114 classificados em 2019. Este ano, a participação feminina alcançou o novo recorde: 37%.

A Lidl São Silvestre de Lisboa foi organizada pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, «com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, New Balance, Associação Mutualista Montepio, Hyundai Portugal, Vitalis (Super Bock Group), Doublet, RTP, Rádio Comercial, A Bola, Pro Runners, Triatl3ta, Holmes Place, MSE Seguros, Sociedade Ponto Verde, Athletika - Clínica Médica & Desportiva e Fertagus.

CM/PR

Foto: HMS SPORTS | Walter Branco e PRO RUNNERS MAGAZINE

Autores
---
Cátia Mogo