A atleta portuguesa terminou os 20 km marcha a mais de 4 minutos da vencedora.

Ana Cabecinha, nos seus quartos Jogos Olímpicos, fez a prova na manhã desta sexta-feira, em Sapporo, e alcançou o 20.º posto, com um tempo de 1:34:08. No final da prova, a atleta disse não ser este "o resultado que estava à espera", por se sentir em boas condições físicas. No entanto, depois de um ano complicado, em que contraiu Covid em Janeiro e perdeu o pai em Abril, Ana Cabecinha admite que chegou a ponderar não estar presente nestas olimpíadas, por não se sentir nas melhores condições psicológicas. 

Ganhou a prova a italiana Antonella Palmisano (1:29:12), seguida da colombiana Sandra Arenas e com o bronze a chinesa Hong Liu.

Palmisano

As provas de marcha e maratona decorrem na cidade de Sapporo, a cerca de 800km de Tóquio, onde os atletas se têm queixado da falta de condições para treinar, bem como das instalações e da alimentação. Além disso, a região é conhecida pelas altas temperaturas e pela humidade, o que não tem facilitado o trabalho dos atletas.

Antes das senhoras já os homens tinham completado a sua prova, na distância de 50 km, onde o português João Vieira foi 5.º classificado (notícia AQUI).

Resultados completos AQUI.

Autores
---
Cátia Mogo