O marchador português fez a melhor prestação nacional de sempre em Jogos Olímpicos, conseguindo um 5.º lugar.

Vice-campeão do mundo na distância, João Vieira correu esta madrugada os 50 km marcha nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 3:51:28, a escasso 1,20'' do vencedor.

Com este quinto lugar, o marchador de 45 anos fez a melhor prestação portuguesa em jogos olímpicos na disciplina, depois do seu próprio 10.º lugar nos 20 quilómetros em Atenas 2004. É também a primeira vez que o atleta consegue terminar a distância em Jogos Olímpicos.

Ao longo dos 50 km, João Vieira manteve-se no pelotão da frente, sempre muito próximo da luta pelas medalhas, sem nunca perder o ritmo imposto pelos adversários. Em declarações à imprensa, o marchador disse estar "muito satisfeito com a prestação e com o trabalho conseguido", sentindo que este "é um excelente resultado, depois de duas voltas finais muito dolorosas", afirmou.

Seria vencedor da prova o polaco Dawid Tomala (3:50:08), seguido do alemão Jonathan Hilbert (3:50:44) e do canadiano Evan Dunfee (3:50:59). Ainda à frente do luso, ficou o espanhol Marc Tur (3:51:08).

A prova ficou ainda marcada pela desistência do recordista mundial, o francês Yohann Diniz, aos 27 quilómetros.

Nas senhoras, correu por Portugal Ana Cabecinha (notícia AQUI).

Resultados completos AQUI.

Autores
---
Cátia Mogo