A atleta bracarense foi a primeira a cortar a meta da 15.ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa, vencendo a “Guerra dos Sexos” e reduzindo a desvantagem feminina para 7-6.

Foi ao som do fado "Lisboa, menina e moça" na voz de Marco Rodrigues que cerca de 12.500 atletas partiram da Avenida da Liberdade, no passado sábado (17 de dezembro), para mais uma edição da Lidl São Silvestre Lisboa.

As ruas iluminadas da capital encheram-se de cor, animação e de vários atletas de elite que tinham na mira a vitória da prova. 

podio feminino

A atleta bracarense, Mariana Machado, era apontada como uma das favoritas e foi mesmo ela a primeira a cortar a meta em 32m53s (menos 16 segundos que no ano passado), vencendo assim a "Guerra dos Sexos" e reduzindo a desvantagem feminina para 7-6.

A elite feminina partiu com 4’26” de vantagem sobre a elite masculina e cedo Mariana Machado assumiu a liderança da prova feminina, mantendo o comando ao longo dos 10 km percorridos pela Zona Ribeirinha de Lisboa. Vanessa Carvalho (Sporting Clube de Braga) foi a segunda classificada com 34’20” e Dulce Félix completou o pódio com 34’43”.

podio masculino

Em masculinos, Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal) garantiu o triunfo com o tempo
de 29’10”. Francisco Rodrigues e Davide Silva (ambos do Sporting Clube de Braga) terminaram
na segunda e terceira posições, respetivamente, com 29’29” e 29’37”.

Na competição para atletas de elite Homens versus Mulheres, Mariana Machado deu a sexta vitória às senhoras e colocou o resultado em 7-6. Em 2023, a elite feminina irá partir com uma vantagem de 3’43” sobre a elite feminina, tempo que corresponde à diferença entre os tempos da vencedora e do vencedor deste ano.

lidl sao silvestre lisboa

A 15.ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa esgotou as inscrições no início de dezembro, com o recorde de 12.500 inscritos na corrida de 10 km e 300 crianças na Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada.

Em edição de recordes, além dos 12.500 inscritos, a prova teve um novo máximo de senhoras inscritas: 38% e também com recorde de nacionalidades dos inscritos: 49 nacionalidades representadas, dos cinco continentes. A prova surgiu em 2008 e em 15 edições, a Lidl São Silvestre de Lisboa conseguiu reunir mais de 120.000 atletas!

Consulte os resultados completos da prova AQUI.

Autores
---
Márcia Dores