A primeira competição virtual de corrida indoor vai conectar atletas profissionais e entusiastas em centros de fitness e desporto em todo o mundo.

A Technogym – líder mundial em bem-estar, treino desportivo, saúde e fornecedora oficial das últimas 10 edições dos Jogos Olímpicos – e a World Athletics, a entidade global que rege o atletismo, têm o prazer de anunciar uma parceria para lançar o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Passadeira.

O evento foi lançado em Milão, na presença de Nerio Alessandri, fundador e CEO da Technogym, Sebastian Coe, presidente da World Athletics, e Jimmy Gressier, campeão mundial dos 10.000 metros.

Esta inovadora competição de 5 km promete revolucionar o conceito de corrida, quebrando barreiras geográficas e tornando um campeonato mundial de atletismo acessível a ginásios e centros de fitness em todo o mundo.

Há mais de 40 anos, a Technogym é líder em passadeiras inovadoras e de alto desempenho. Está presente em mais de 50.000 centros de fitness, bem-estar e desporto em 120 países, e possui a maior rede mundial de passadeiras conectadas. A empresa também promove há muito tempo a sua campanha social “Let’s Move for a Better World”, que incentiva a prática regular de atividade física para construir um planeta mais saudável e sustentável.

O RUN X™ nasce da visão partilhada entre a Technogym e a World Athletics de aproveitar a popularidade universal da corrida e torná-la acessível em ambientes indoor – em ginásios e centros desportivos – com total segurança, conforto e sem limitações de tempo ou condições meteorológicas.

A partir do primeiro trimestre de 2026, clubes de fitness e bem-estar de todo o mundo poderão afiliar-se e juntar-se à rede que acolherá o primeiro Campeonato Mundial de Passadeira. A partir do segundo trimestre, os corredores poderão inscrever-se para a competição, que decorrerá no quarto trimestre de 2026.

O RUN X™ permitirá que os participantes compitam contra atletas profissionais através de uma classificação online em tempo real com participantes de todo o mundo. Os resultados dos 5 km serão certificados através de passadeiras conectadas ao Ecossistema Digital Technogym. Os melhores classificados de cada país, divididos por faixas etárias, avançarão para campeonatos regionais, com vista à qualificação para a final mundial.

A final terá lugar num local icónico no final de 2026, onde os 10 melhores homens e 10 melhores mulheres do mundo disputarão o primeiro título mundial de corrida em passadeira, num formato entusiasmante que eleva a modalidade a um novo nível. O RUN X™ contará com um prémio total de 100.000 dólares americanos, e a World Athletics atribuirá wild cards para alguns dos seus eventos da World Athletics Series, como o Campeonato Mundial de Corrida de Estrada.

Fonte: World Athletics