A distinção pretende reconhecer e incentivar as boas práticas no desenvolvimento do desporto em Portugal, homenageando simultaneamente uma das figuras mais marcantes do movimento desportivo nacional.

A onze de agosto de 2024, o Movimento Olímpico viu partir José Manuel Constantino, pensador maior do desporto português. Simbolicamente, no último dia dos Jogos Olímpicos Paris 2024, com a Equipa Portugal a despedir-se da Missão mais bem-sucedida da história, José Manuel Constantino deixou-nos mais um trabalho concluído com sucesso.

Partiu, mas ficou o legado eterno da reflexão, da ambição e do fazer bem, sempre com os atletas no centro da ação. Os atletas, mas também as suas famílias. Os treinadores. Os dirigentes. As Federações. E os clubes - que José Manuel Constantino reconheceu como a base do tecido associativo, onde tudo começa.

Exatamente um ano depois do onze de agosto de 2024, o Comité Olímpico de Portugal (COP) anuncia a criação do Prémio José Manuel Constantino – Desenvolvimento Desportivo de Base, que será entregue durante a gala anual da Celebração Olímpica. A distinção pretende reconhecer e incentivar as boas práticas no desenvolvimento do desporto em Portugal, homenageando simultaneamente uma das figuras mais marcantes do movimento desportivo nacional, presidente do COP entre 2013 e 2024, e defensor incansável do papel fundamental dos clubes desportivos como pilares estruturantes do sistema desportivo português.

Fonte e foto: COP