Foram angariados 24 255 euros doados ao IPO-Porto.

Na manhã de domingo, 25 de maio, a cidade do Porto foi invadida por uma verdadeira onda rosa. Milhares de mulheres participaram na EDP Corrida da Mulher, que voltou a transformar a Alameda das Antas num palco de energia, emoção e solidariedade. O ambiente festivo fez-se sentir desde cedo, com a chegada das participantes e o já tradicional aquecimento, desta vez com as mascotes Viena, Draco e Runito a animar o momento. A partida foi dada às 9h30, por Catarina Araújo que deu início à prova de 5 km cheia de entusiasmo e emoção.

Família, amigas e companheiras de luta marcaram presença nesta manhã dedicada inteiramente à mulher e à causa da luta contra o cancro da mama. A união e a força coletiva marcaram o espírito de uma prova em que correr ou caminhar teve um significado muito maior. Ao longo do percurso, as participantes foram acompanhadas por vários pontos de animação, que incluíram fado, os ritmos quentes da música brasileira, um grupo de gospel, mascotes gigantes e outras surpresas que tornaram este evento ainda mais especial e inesquecível.

Este ano, a EDP Corrida da Mulher teve transmissão em direto na V+ TVI e na TVI, permitindo que milhares de pessoas em todo o país pudessem acompanhar o espírito desta iniciativa solidária.

Competição simbólica com pódio de luxo

Apesar do foco solidário e celebrativo da prova, estiveram presentes várias atletas de renome nacional, num pódio que refletiu o talento do atletismo feminino português. Mariana Machado do SC Braga foi a grande vencedora com 16:27s, seguida por Ana Marinho do CDS Salvador do Campo, que terminou com 16:45s e em terceiro lugar Rafaela Fonseca do RD Águeda com 16:54s.

24 255 euros doados ao IPO-Porto

No momento mais emocionante da manhã, foi entregue ao IPO-Porto um cheque no valor de 24 255 euros, resultado das inscrições e do envolvimento de todas as participantes. Este contributo junta-se aos mais de 300 mil euros angariados ao longo das edições anteriores, reforçando o impacto real da prova na vida de tantas mulheres.

A entrega simbólica contou com a presença de Jorge Teixeira, diretor da Runporto, Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Joana Cunha, representante da EDP, patrocinador principal da prova e Júlio Oliveira, presidente do IPO-Porto. Em representação do IPO-Porto, Júlio Oliveira recebeu o cheque e juntamente com o ministro Pedro Duarte deixaram uma mensagem emocionada de agradecimento, destacando a importância desta mobilização anual.

Nuno Ribeiro encerrou a festa

A manhã terminou em grande com um concerto do cantor Nuno Ribeiro, que encantou o público com temas como “Maria Joana”, “Essa Mulher” e “Rosa”, encerrando a festa com chave de ouro e reforçando a homenagem às mulheres, à sua força e resiliência.

PR