EDP Clube Runners vai permitir o acesso à corrida profissional a jovens que vivem em comunidades com vulnerabilidades socioeconómicas. Iniciativa foi lançada na conferência de imprensa da EDP Meia Maratona de Lisboa.

A EDP acaba de lançar a iniciativa EDP Clube Runners, clubes de corrida que pretendem democratizar o acesso ao atletismo profissional a jovens entre os 12 e os 16 anos. Estes clubes vão ser lançados em comunidades com vulnerabilidades económicas e contarão com um treinador profissional, que vai treinar os grupos de jovens para progressivamente aderirem as competências necessárias para a prática de atletismo. O objetivo é que estas equipas possam progressivamente começar a competir em provas oficiais como a EDP New Generation, a prova para jovens que antecederá a EDP Maratona de Lisboa, em outubro.

Os primeiros dois clubes serão lançados em Lisboa nos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, mas a EDP pretende depois estender esta iniciativa para outras comunidades do país. Estas duas primeiras localizações foram escolhidas pelos projetos de impacto social já desenvolvidos pela EDP, através de medidas de eficiência energética e da doação de painéis solares às famílias destas comunidades. Estas iniciativas fazem parte do EDP Y.E.S. - You Empower Society, o programa global de impacto social do grupo, que junta mais de 500 projetos de responsabilidade social em diferentes geografias, e que é agora reforçado com esta intervenção inovadora no desporto.

A partir dos próximos meses, estes clubes terão treinos semanais de preparação física e corrida para o desenvolvimento do potencial de cada um dos jovens e contarão com o apoio da EDP. A Missão Continente irá também apoiar estes clubes, através da doação de alimentos energéticos aos atletas.

"A EDP tem procurado alinhar os seus patrocínios de marca com a sua estratégia de negócio e com os seus pilares essenciais, sendo o impacto social uma peça-chave deste investimento. Tal como já tínhamos feito no nosso apoio ao surf, queremos que a nossa marca no atletismo nacional seja pautada por um apoio às grandes provas oficiais, mas também pretendemos dar ferramentas às novas gerações para que possam progredir neste desporto. Estes clubes pretendem democratizar o acesso ao atletismo profissional e, com isso, quem sabe, descobrir os futuros campeões nacionais desta prova", destaca Catarina Barradas, diretora global de marca da EDP.

A Missão Continente, a marca de responsabilidade social do Continente, irá também apoiar estes clubes, através da doação de alimentos energéticos e fruta aos atletas. Deste modo, a Missão Continente reconhece a importância fundamental da democratização do desporto às comunidades, reforçando o seu papel transformador para gerar impacto social positivo nos projetos que apoia. Esta é uma iniciativa que reflete os valores da Missão Continente, através da promoção de um estilo de vida ativo entre os jovens, mas, sobretudo, que ajuda a quebrar barreiras socioeconómicas do acesso ao desporto. Ao participar ativamente nesta iniciativa, a Missão Continente reforça o seu compromisso com a inclusão social e a promoção do bem-estar nas comunidades em que atua.