O ultra maratonista português terminou aquela que é considerada a prova deendurance mais difícil do mundo, nos Estados Unidos.

João Andrade partiu esta terça-feira pelas 7h da manhã (hora portuguesa, 23h de segunda-feira na Califórnia) para a ultra maratona Badwater 135, que era o seu grande objectivo desportivo. O português, CEO da One Hundred, que organiza ultra maratonas, percorreu as 135 milhas (mais de 217 quilómetros) em 32:56:52, sendo 13.º classificado em 68 «finishers».

A acompanhá-lo como «pacers» no deserto californiano do Vale da Morte estiveram a esposa Vivian Andrade, Will Glover, Malu Paredes e como chefe de equipa Cristiano Marcelino.

Sendo esta uma prova de nível muito elevado, as inscrições são seleccionadas e apenas cem atletas conseguem validação para lá ir correr. João Andrade já tinha sido seleccionado para a prova de 2020, que foi cancelada devido à pandemia, pelo que só este ano o sonho se realizou. Recorde AQUI a história e a entrevista com o ultra maratonista, que em final de 2016 começou a treinar para esta prova.

Antes de João Andrade, em 2019, já Vítor Rodrigues tinha participado e terminado a prova, em representação da bandeira das quinas.

Em 2021, a prova foi ganha pelo norte-americano Harvey Lewis, que fez a prova em 25:50:23. nas senhoras, a californiana Sally McRae foi a melhor, em 7.º da geral, com um tempo de 30:48:47.

Resultados completos AQUI.

 

Autores
---
Cátia Mogo