Atleta portuguesa tentava marca de qualificação olímpica, mas abandonou a prova aos 10 km.

Solange Jesus foi em busca de obtenção da marca de qualificação olímpica, este domingo, na Maratona de Praga, mas as coisas não correram como esperado. A atleta do SC Braga acabou por desistir ao quilómetro 10, numa altura em que já ia fora do ritmo necessário para fazer as 2:26:50 necessárias para chegar a Paris 2024. O dia estava húmido e quente na República Checa, o que também não ajudou.

Nas suas redes sociais, Solange Jesus já reagiu ao momento: "A maratona é isto… Podemos ter feito uma preparação incrível, podemos ter os indicadores físicos a top, mas no dia o corpo acorda e simplesmente não responde.As sensações menos boas começaram numa fase muito embrionária da corrida, o pensamento era persistir até que mudassem, mas infelizmente não foi isso que acontece. Correu menos bem, assumo, mas teria sido mais fácil não ter vindo, por isso o meu agradecimento vai para todos os que de alguma forma acreditaram comigo que esta qualificação olímpica fosse possível, o resto, é isso mesmo… o resto! Nada apaga as minhas conquistas passadas, nada apaga os meus sonhos e estou aqui para lutar por eles!"

A corrida masculina foi ganha por Lemi Berhanu Hayle, em 2:08:44, seguido de Kipkemoi Kiprono (2:10:28) e Joshua Kipkemboi Kogo (2:10:51).

Do lado feminino, o triunfo foi para Bedatu Hirpa Badane, com 2:23:41 com Dorcas Jepchirchir Tuitoek (2:24:50) e Amare Shewarge Alene (2:27:32) a completarem o pódio.

Foto: Pro Runners Magazine