Testes
21 maio 2024
ASICS GEL-NIMBUS 26: teste por João Viegas
"Já não é só a sapatilha mais confortável do mercado".
---

Depois de há um ano termos publicado as GEL-NIMBUS 25, em que a marca nipónica produziu uma sapatilha completamente nova e revolucionária, fiquei surpreendido por mais uma vez não termos apenas um restyling. Definitivamente a cada nova geração dos ASICS GEL-NIMBUS a marca inova e justifica a dinâmica do seu modelo mais icónico.

Nimbus 26 vs. 25 vs. 24

Depois do teste efetuado em 2023 às NIMBUS 25, em que face às 24 eram tudo boas novidades, as novas 26 voltaram a surprender pela positiva.

CONFORTO

A facilidade com que o pé entra e se acomoda no seu interior, não é alheia a um maior espaço na parte anterior do pé, facto que constatei face ao modelo anterior. Por outro lado, o tecido é mais respirável. Deixamos de sentir a típica sensação de pantufa associada à geração 24 e ainda à 25, mas passamos a sentir o mesmo conforto com mais estabilidade.

A nova geração das GEL-NIMBUS ganhou mais estabilidade, sendo mais firmes e mais rápidas, sem perderem conforto.

WhatsApp Image 2024-04-07 at 16.02.04 (1)

TECNOLOGIA ASSOCIADA À PERFORMANCE

São agora mais rápidas, estáveis e deixámos de sentir o efeito esponjoso que caracterizava o modelo. Isto porque com uma plataforma mais larga, firme e responsiva, a que não é alheia a nova tecnologia Pure Gel e a Espuma FF BLAST PLUS ECO, tornou-se mais  fácil correr com as NIMBUS 26. Mantendo o seu drop de 8 mm, com as alterações efetuadas e ainda com uma sola nova com mais tração, face à nova HYBIRD ASICS GRIP Technology, serão sem dúvida boas parceiras naqueles treinos de recuperação, corridas de longa distância ou até nos meus triatlos em que acabamos com 10 km ou 21 km de corrida e já vimos “amassados” da bicicleta.

Treinos e corridas sem dores nas articulações. Após o treino apetecia calçá-los de novo.

MECÂNICA E DINÂMICA DE CORRIDA

Se já gostava de correr com as anteriores, agora sinto mais rigidez, portanto mais rapidez. A passada flui mais facilmente quando ataco o solo e sinto aumento de cadência pela sua responsividade.

PARA QUEM?

Uma sapatilha de estrada para quem se inicia, ou que tem um pouco de peso a mais. Para quem corre a ritmos mais lentos, ou corre distâncias longas. Excelentes para treinos de recuperação longos, mesmo para atletas com bons ritmos. Dão para todos os atletas, neutros ou supinadores.

  • PONTOS POSITIVOS: Mais responsivas, mais estáveis e mais respiráveis que o modelo anterior;
  • PONTOS NEGATIVOS: Algo pesados (embora não o tenha sentido) e algo quentes para dias de verão.

DICAS: Tem uma versão mais larga para quem tem o pé curto e largo

VEREDICTO FINAL: Bom compromisso entre conforto e facilidade de corrida. Mais perto das mais rápidas ASICS NOVABLAST 4, pelo que a escolha é sua.

WhatsApp Image 2024-04-07 at 16.02.04

AVALIAÇÃO

  • Amortecimento Posterior – 5/5
  • Amortecimento Anterior – 5/5
  • Pressão no peito do pé – 5/5
  • Responsividade - 4/5
  • Flexibilidade – 5/5
  • Estabilidade – 4/5
  • Tração – 5/5

CARACTERÍSTICAS

  • Drop: 8 mm
  • Peso: 305 g  (M) e 262 g(F)
  • PVP: 200 Euros