
Estava a meio de uma reunião online quando a campainha da porta tocou e me entregaram uma encomenda com as novas ASICS NIMBUS-GEL 25. O final da preparação para a Maratona de Sevilha que aí vinha e levá-las para os 42.195m, era uma excelente oportunidade de teste para apresentar aos nossos leitores, daquelas que já eram anunciadas pela marca como as sapatilhas de corrida mais confortáveis do mundo.
Para começar, as GEL-NIMBUS 25 são lindas, com um “look fashion” e ao mesmo tempo um aspeto agressivo percecionando alta performance. Fiquei surpreendido pelo design das novas ASICS GEL-NIMBUS 25, esteticamente diferentes, com uma sola mais alta e um apoio posterior bem mais largo e apelativo. Dei por mim a pensar: será que, na prática, as novas NIMBUS 25 são mais que um “restyling” ou vão mesmo acrescentar valor a um dos modelos mais icónicos da marca nipónica?
NA MARATONA DE SEVILHA, A MARATONA COM MAIS PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO
Já em Sevilha, era o momento de visitar a Exposição e levantar os dorsais. Dos muitos expositores destacamos o Stand do Patrocinador Técnico, a ASICS, que logo na entrada apresentava a evolução desde o primeiro exemplar da gama NIMBUS até às novas NIMBUS-GEL 25. Para promover o teste das GEL-NIMBUS 25, a marca disponibilizou sapatilhas, passadeiras e técnicos, permitindo uma experiência a muitos dos 12.000 inscritos na maratona.
Aproveitámos também para testá-las na passadeira e tivemos ainda oportunidade de visualizar, num ecrã gigante, os 42,195 km do percurso que a equipa da Pro Runners Magazine iria fazer na manhã seguinte.
Com uma temperatura fresca mas ideal para a maratona, deu-se às 8h30 a partida em simultâneo para todos os atletas, numa avenida muito larga que permite uma saída rápida. Fiz os primeiros 4 km mais rápido do que previa. Já sabia que o novo drop, a entressola mais alta, o conforto e uma maior firmeza num sapato, agora com mais resposta favorece uma passada fácil e fluída bem mais rápida do que queria, mas lá estabilizei até aos 15 km, aproveitando para rever Sevilha e apreciar o apoio brutal que o público espanhol dá a todos os atletas.
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A minha forma física ainda não dava para muito (vinha de um ano em que corri apenas 10% do habitual devido a uma acidente de bicicleta) mas pensei: «siga, vamos ver até onde dá e depois resolve-se». Lembro-me de pensar que é muito fácil correr com as NIMBUS 25 sendo excelentes para a minha mecânica de corrida, pois nunca senti dores nos joelhos que tanto me têm apoquentado.
Tudo bem até aos 32 km, com uma frequência cardíaca na zona aeróbica média e com a parte muscular a corresponder. A partir daí tive de baixar o ritmo para não estragar.
Até aos 37 km ainda foi possível gerir, mas depois preferi seguir para o objetivo principal que seria fazer a maratona em ritmo de treino e servir como trampolim para a preparação desta época. Talvez volte em 2024 para RP com as mesmas ASICS GEL-NIMBUS 25. Fiquei fã!!!
Foram cerca de 60 km realizados com este modelo, nas duas semanas que antecederam a maratona, mais os 42 km da distância rainha e ainda 74 km com ida à pista de atletismo (tartan) - o único piso onde prefiro mais dureza. A estrada é o seu piso de eleição e considero-as um modelo para quem se inicia em todo o tipo de distâncias. Até mesmo para atletas de muita “pedalada”, pode ser a sapatilha para corridas/ treinos mais longos ou de recuperação. Dão para todos os atletas: neutros ou supinadores.
Nimbus 24 vs. 25
Ainda utilizo as NIMBUS 24 para as corridas de recuperação e alguns treinos longos, pois são bastante confortáveis. Tenho a dizer aos clientes NIMBUS que, face ao modelo 24, nos 25 não encontro nenhuma desvantagem, apenas melhorias e significativas.
Nas 25 não se sente uma sola tão “esponjosa”. Apesar de serem mais confortáveis, ganharam mais firmeza e estabilidade, sendo mais responsivas. Mas como?
Em termos de principais novidades, temos um tecido mais respirável e fresco, uma nova pala e colarinho mais envolvente, mas sem pressionarem demasiado o pé. A destacar a facilidade com que as calçamos e a imediata sensação de “estarmos nas nuvens”.
A entressola - também mais leve - FF Blast Plus Eco, com mais 20% de espuma, substitui a Flytefoam com tecnologia FF Blast Plus. O aumento da altura da entressola no apoio anterior em 8mm e no apoio posterior em 6mm, agora com um total de 22mm e 30mm, respetivamente e a alteração do drop de 10mm para 8mm, garantem ganhos num conforto com mais estabilidade na passada e um inequívoco melhor comportamento dinâmico. A isso juntam-se ainda os refletores de luz, tão importantes para ser visto quando se corre à noite.
Ficha Técnica:
- Amortecimento Posterior – 5/5
- Amortecimento Anterior – 5/5
- Pressão no peito do pé – 5/5
- Flexibilidade – 5/5
- Estabilidade – 4/5
- Tração – 5/5
- Drop – 8mm
- Peso - 255 g (N.º 42,5)
- P.V.P – 200 Euros
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