Convidada, mais uma vez , para estar presente numa ação de imprensa da Decathlon, que apresentou novidades, o destino foi apenas o Ultra Trail de Mont Blanc, a Meca do Trail Mundial, com sede em Chamonix, na base do Monte Branco.

Marca de corrida da Decathlon agora é apenas Kiprun 

A Decathlon juntou mais uma vez a imprensa europeia (depois da Maratona de Paris), para confirmar, através do seu Brand Leader Anthony Dulieu, a promessa de dentro do médio prazo ser uma das cinco maiores marcas mundiais de corrida. Uma das estratégias levadas a cabo nesse sentido passa pela centralização do segmento de corrida numa só marca, novidade revelada em Chamonix.

A Decathlon passa então ter só a marca Kiprun, transversal a todo o tipo de corrida (seja trail, estrada, pista, jogging, caminhada, etc), iniciando assim um novo capítulo no segmento de running.

O nome Kiprun surgiu em 2008 aquando do lançamento de umas sapatilhas da linha Kalenji e em 2018 foi então criada a marca Kiprun, que se viria a tornar uma marca de excelência, de competição e de performance.

"Conseguimos juntar todas as equipas dedicadas ao trail running, ao running, à performance e ao jogging, com o objetivo de unir as suas competências e paixões para colaborarem no mesmo projeto agora com o nome Kiprun", começou por dizer Fabrice Polteau, Responsável pelo segmento de Corrida da Decathlon Portugal.

"A primeira das nossas estratégias passa por melhorar a experiência online do cliente e assim atingirmos cada vez mais pessoas porque desde 2020 há cada vez mais pessoas a começarem a correr pois tomaram consciência que de facto é importante fazermos algum tipo de exercício físico. Depois queremos que a Kiprun esteja presente nos eventos mais emblemáticos do calendário nacional a fim de ganhar mais notoriedade", prosseguiu.

IMG20230830181500 IMG20230830185612


A marca aproveitou também para apresentar a sua edição especial de sapatilhas de Trail, com a versão masculina da Evadict Matryx MT Cushion 2 Trail. Sapatilha comprovada e agora com o tecido reforçado Matryx, que esteve disponível para venda ao público na loja Decathlon em Mont-Blanc durante o evento e agora pode encontra-la nas lojas online da Decathlon. A versão feminina será lançada no próximo ano.

Outro do ponto alto do evento foi a presença da Equipa feminina de trail da Decathlon, agora com 11 elementos, entre as quais duas campeãs mundiais de trail: a Clémentine Geoffray e a Blandine L’Hirondel. As conquistas desta equipa têm sido muitas em provas de topo, sendo treinadas pelo ex- selecionador nacional de frança, Philippe Propage.

IMG20230830142059 IMG20230830152309

Philippe, salientou o seu gosto por treinar uma equipa de 11 atletas femininas e destacou a facilidade com que as mulheres, de uma forma mais segura, chegam aos seus objetivos e resultados. No seu entender, têm uma maior capacidade de sacrifício e de superação. E como o próprio reforçou no final: “(...) já disse e está dito!”

Desejamos também ao Philippe e a sua espetacular equipa de trail Decathlon KIPRUN, os muitos sucessos que seguramente vão ter!

Ultra Trail Mont Blanc

Nada melhor para sentir aquele que será, seguramente, o melhor evento mundial de trail, do que estar presente na 20.ª edição do mesmo, e com dois dias de estadia, a meio das provas, de modo a presenciar a chegada constante ao longo de todos os dias, pelo simples facto de as partidas para as diferentes finais e corridas irem-se sucedendo e as chegadas serem feitas ao ritmo de cada um, fazendo uma mistura de atletas de elite com o mais comum dos amadores, mas todos eles com uma tarefa pela frente quer façam os trail mais curtos, longos, ultra ou a prova rainha o UTMB com 171 km e 10.000 de altimetria positiva.

Os milhares e milhares de acompanhantes ajudam na chegada a fazer a festa e as emoções chegam ao rubro debaixo do extremo cansaço.

IMG20230830160133

Sem dúvida um desafio ímpar, pela sua dificuldade, o tipo de terreno, altimetria, tecnicidade, chuva, lama, noites frias, inclusivamente situações inesperadas que obrigaram os atletas (como este ano) a terem de fazer mais 10 km para contornarem um obstáculo inesperado. Sim, em Mont Blanc o clima muda totalmente num minuto e apesar de ser disputado no verão, apenas em 5 das 20 edições, esteve bom tempo!

A Feira da Prova é só em si outro espetáculo, pela enorme quantidade de expositores de praticamente todas as marcas com associação ao mundo do trail. Apesar de ser no exterior, o espaço é fabuloso, com stands atrativos, boas ofertas e repleto de clientes, entre os quais muitos portugueses.

IMG20230830185501

Queremos deixar aqui uma palavra a todos os portugueses que participaram e estão a participar no UTMB 2023 e dar os parabéns não só aos que alcançaram pódios, mas a todos os outros que estiveram presentes e de certeza se superaram numa prova que nunca mais se esquecerão. 

Quanto a nós, Pro Runners Magazine, trazemos novidades em breve! Fique atento.

Autores
---
João Viegas