Vasco Vilaça homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal
Vasco Vilaça foi, na passada quarta-feira, homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) pela medalha de bronze na contabilidade final do Campeonato do Mundo de Triatlo.
Esta receção foi vivida por Vasco Vilaça, na sede do COP, com satisfação e sentido de gratidão, e motivou-o a fazer um balanço da sua atividade desportiva: “Tem sido uma carreira com muitas aprendizagens. No passado ciclo olímpico, que foi quando cheguei ao nível mais alto, no Campeonato do Mundo, consegui competir com os melhores.” A esse primeiro passo, Vasco Vilaça quer, no entanto, acrescentar outros ainda mais ambiciosos. “Tem sido uma luta para tentar chegar ao 1.º lugar. Tenho cerca de dez pódios em etapas do Campeonato do Mundo, ando há muito à procura do 1.º lugar. Há muito trabalho por trás e sei que não é sozinho que consigo lá chegar”, sublinhou, no momento de agradecer à Federação de Triatlo de Portugal (FTP), ao COP e à Comissão de Atletas Olímpicos (CAO). “Sem vocês haveria muitas coisas nestas provas que iriam correr mal”, confessou.
O presidente do COP, Fernando Gomes, destacou o percurso “fantástico” de Vasco Vilaça, em 2025, concluído na Austrália, no Campeonato do Mundo, “com um brilhante 3.º lugar”. Este resultado, segundo o presidente do COP, “pode perspetivar o Vasco ao mais alto nível, quer nos próximos campeonatos do Mundo, quer, acima de tudo, na preparação aos Jogos Olímpicos de 2028.”
Num momento de demonstração de “carinho e admiração”, Fernando Gomes agradeceu a Vasco Vilaça “o empenho e a dedicação e o ser um atleta de eleição que transporta a bandeira nacional por esse mundo fora, representando de uma forma muito digna o desporto português.”
Também presente na receção a Vasco Vilaça no COP, Fernando Feijão, presidente da FTP, disse ser “um privilégio” acompanhar o medalha de bronze no Mundial de Triatlo. “Acompanho-o desde a sua estreia, desde pequenino. São 20 anos que ele já dedica à modalidade.” O líder da FTP sublinhou depois a influência que os resultados conseguidos pela atual geração de atletas têm exercido na evolução da modalidade. “Estamos a crescer, temos talento para apoiar, às vezes não temos oportunidades.”
O presidente da CAO, Emanuel Silva, felicitou Vasco Vilaça, mostrando reconhecimento pela sua carreira. “Parabéns por toda esta trajetória de resultados. Para nós, Comissão de Atletas Olímpicos, é um orgulho ver os feitos que tens conseguido. Para mim, enquanto ex-atleta de alto rendimento, é um orgulho ver que o futuro está assegurado.”
Emanuel Silva desafiou Vasco Vilaça a revelar alguns dos hábitos de trabalho, que implicam 30 horas semanais de treino, sobrando durante o ano apenas duas semanas para férias. No restante, “não tenho dias de descanso”, confessou Vasco Vilaça. “O meu treinador faz questão de arranjar sempre algo para fazer”, concluiu.
Fonte e foto: COP