Portimão vai ser o palco da final da TRITON World Series 2025
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a cidade de Portimão vai receber a primeira final mundial do novo circuito de triatlo, TRITON World Series. O evento vai reunir atletas de 15 países diferentes ao longo dos três dias numa emocionante competição que pretende celebrar e promover o desporto, bem como impulsionar o turismo da região anfitriã.
A dias do arranque da competição, a Pro Runners Magazine falou com Paulo Leite, presidente da TRITON em Portugal, que começou por nos explicar como funciona esta prova.
"O TRITON conta com dois formatos de competição: o triatlo tradicional de um dia, o chamado TRITON 1 e o TRITON 3, um triatlo que se realiza em três dias consecutivos, separando as disciplinas por dia. Ambos os formatos oferecem sempre três distâncias, uma SPRINT, uma MIDDLE e uma LONG. Um dos pontos que diferencia o TRITON é o facto das distâncias poderem variar de país para país, permitindo levar o circuito a lugares onde normalmente não poderiam receber uma prova. Para o TRITON é mais importante oferecer três distâncias sempre, do que oferecer sempre a mesma distância. O circuito culmina com a organização de uma final mundial onde são entregues os títulos mundiais, femininos, masculinos e por equipas, para cada uma das distâncias, além de um ranking mundial que soma pontos a cada etapa", referiu.
Portimão vai então receber, pela primeira vez, a final do Mundial do novo circuito de triatlo de três dias, um formato inovador de “triatlo por etapas” em que cada modalidade será disputada em diferentes dias. A competição tem início com a prova de natação no dia 24, sexta-feira, às 16h00, na praia da Marina de Portimão. Segue-se o ciclismo no dia 25, sábado, com partida às 07h30, e o encerramento no dia 26, domingo, com a partida da corrida prevista para as 09h, sendo que estas duas provas vão ter lugar também na Marina de Portimão.
O evento conta com 5 provas em competição, em simultâneo, nas seguintes distâncias: Sprint – 1 km de natação, 36 km de ciclismo e 7 km de corrida; Middle – 2 km de natação, 72 km de ciclismo e 14 de corrida; e a prova Long com 3 km de natação, 108 km de ciclismo e 21 km de corrida.
Quanto ao feedback que têm tido, Paulo Leite, afirma: "Os atletas gostam muito da marca e do novo conceito. O TRITON é uma marca, pós-pandemia que traz muitas inovações e melhorias no formato de competições."
Em 2026, a prova TRITON em Lisboa vai celebrar 20 anos e há novidades a chegar...
"O circuito mundial vai apresentar o calendário após a final mundial, em meados de novembro, mas, podemos adiantar que vão ser anunciadas provas em mais dois continentes e uma nova final mundial num grande destino turístico, desta feita, no formato de TRITON 1, o formato mais tradicional do triatlo", avançou o presidente da TRITON Portugal.
Qualquer atleta pode-se inscrever-se no Circuirto TRITON. Basta aceder ao site oficial da prova (AQUI) e terá acesso a todas as informações.