Xterra da Golegã com recorde de participantes
A Golegã foi palco da Xterra 2022, uma competição mundial de triatlo onde se inseriu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross, disputado no sábado (dia 21) e ainda o Campeonato Nacional de Triatlo Jovem que se realizou no domingo (dia 22).
A acontecer em simultâneo com a ExpoÉgua, este ano a competição desportiva contou com um recorde de participantes, tal como contou à PRO RUNNERS, o vice-presidente da Câmara da Golegã e vereador do Desporto, Diogo Rosa:
"O Xterra é uma competição mundial de triatlo, que tem a particularidade de se desempenhar na terra, ou seja, em BTT e trilhos. É um evento que se está a consolidar, é uma aposta ganha e este ano conseguimos bater o recorde de participantes, são cerca de 300... Temos participantes de 18 países do mundo. A competição é constituída por 1500 metros de natação, cerca de 35 km de BTT pelos campos da Golegã e pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que é um dos nossos pontos de interesse e termina com 10 km a correr com duas voltas perto da vila", referiu.
"O facto desta prova coincidir com o ExpoÉgua tem uma razão de ser e é o argumento principal que é, tendo em conta que temos participantes de 18 países, desde a Nova Zelândia, EUA, Espanha, França, por aí fora... virem aqui e verem o que temos melhor para oferecer e aquilo que é a nossa identidade, neste caso que é o cavalo, fotografarem, partilharem nas redes sociais... é a melhor publicidade que podemos ter, esta publicidade orgânica das pessoas virem aqui, vivenciarem e levarem para fora. A ideia é essa", confessou Diogo Rosa sobre o facto do Munícipio aliar os dois eventos.
O desporto na Golegã está a assumir cada vez mais importância com a realização de vários eventos desportivos, como corridas, caminhadas e competições de carácter mundial, como a Xterra.
"O desporto para nós é essencial por dois fatores: primeiro porque em termos da formação dos mais jovens transmite valores para a vida e nós defendemos isso, depois por outro lado, a pandemia trouxe-nos essa evidência... Estivemos isolados durante muito tempo e muitas pessoas acharam que deviam agarrar-se áquilo que o desporto podia dar para terem alguma liberdade e essa é a prova que o desporto deve ser uma aposta dos municípios também", vincou o vice-presidente da Câmara.
Os títulos de campeões nacionais de triatlo cross ficaram na mesma casa... Os irmãos franceses François Vie e Pauline Vie, atletas da equipa portuguesa Alhandra SC, foram os primeiros a cortar a meta.