Conheça o Ultimate Championship: o novo campeonato de atletismo
A temporada 2026 do atletismo internacional vai terminar de uma maneira diferente: entre os dias 11 e 13 de setembro, será realizada uma nova competição: o World Athletics Ultimate Championship.
A competição irá reunir os campeões Olímpicos de Paris 2024 e os vencedores do Mundial de Tóquio 2025 e da Diamond League de 2026, além dos melhores do ranking mundial da temporada, sem limite de atletas por país. O objetivo é definir quem é o "melhor do planeta", segundo a World Athletics, em 28 eventos.
O sueco Armand Duplantis, Campeão Olímpico, mundial e recordista mundial do salto com vara, foi o primeiro atleta a confirmar a participação no torneio. "É uma honra ser um Ultimate Star. Este evento vai mostrar o atletismo de uma forma inédita e eu mal posso esperar por fazer parte".
Nem todas as provas, no entanto, farão parte do programa do Ultimate Championship. Não serão disputados os seguintes eventos: 3.000m com obstáculos, 10.000m, salto triplo masculino, lançamento do martelo feminino, lançamento do disco e arremesso do peso, além das provas de rua, como a maratona e a marcha atlética. De acordo com a World Athletics, a restrição dá-se pelo torneio ser de "tiro curto", com apenas três sessões noturnas, que serão realizadas em 3 horas.
A competição será realizada no estádio do Centro Nacional de Atletismo de Budapeste, na Hungria, que foi construído para sediar o Mundial de 2023. A World Athletics já confirmou uma segunda edição, que fechará a temporada após os Jogos Olímpicos LA 2028.
Um dos grandes destaques desta competição é o valor do prémio total de 10 milhões de dólares, o maior da história do atletismo.
Conhece mais sobre o World Athletics Ultimate Championship aqui.