Margarida Silva é campeã surdolímpica nos 800 e nos 5000 metros

Atletismo
24 novembro 2025 2 min
A atleta conquistou três medalhas em Tóquio: duas de ouro e uma de prata. Em declarações à Pro Runners Magazine disse: "Foi especial."

Margarida Santos conquistou três medalhas nas três distâncias que disputou nos Jogos Surdolímpicos, que estão a decorrer em Tóquio, no Japão.

A atleta portuguesa começou por arrecadar a medalha de prata nos 1500 m, na abertura dos Jogos. "Foi a minha primeira medalha de sempre em Jogos Surdolímpicos e, por isso, é uma medalha muito especial. Foi taticamente difícil porque o grupo foi muito grande até aos 1000 m da prova. Foi uma prova onde houve muito contacto e acabei por ter de lidar com a perda de uma sapatilha. Os dias seguintes foram de muita gestão com a equipa médica, porque correr descalça provocou uma contratura na zona plantar, o que acabou por me deixar com algum receio para as provas seguinte", contou Margarida Silva em declarações à Pro Runners Magazine.

Apesar das dificuldades, a atleta lusa conseguiu ser a primeira a completar os 800 metros, o que lhe valeu a primeira medalha de ouro na competição.

"Esta foi a mais especial, um ouro nos 800 m… É a distância em que tenho a minha primeira medalha em campeonatos nacionais. E tenho um carinho especial. Acredito que foi uma prova bastante equilibrada 65/65 para 2:10 e acabei por ficar relativamente perto do meu recorde pessoal. Saí com a missão de dever cumprido e com o objetivo de desfrutar ao máximo dos 5000 m", referiu.

Já com dois pódios nestes Jogos de Tóquio, Margarida Silva foi mesmo ao terceiro, conquistando mais uma medalha de ouro, desta vez nos 5000 m.

"Os 5000 m é uma distância que ainda não explorei enquanto atleta, pelo menos não tanto quanto eu gostaria. Mas as sensações foram bastante boas. Foi uma prova novamente tática (tal como todas as outras), mas que foi feita para mim e para a Abubiakirova. Somos as duas rápidas e fechamos sempre com aceleração no fim. A prova foi muito lenta e no final, ficou à responsabilidade da mais rápida ganhar, obviamente que fechar a minha prestação com este brinde, é especial", concluiu a atleta.

Foto: Erika Ikeda / CPP