Campeonato Europeu de Skyrunning pronto para receber 27 países

Skyrunning
2 julho 2025 3 min
Equipas de 27 países participarão na 12.ª edição do Campeonato Europeu de Skyrunning na Itália, de 3 a 5 de julho de 2025, na icónica – e histórica – SkyMarathon, que também celebrará 30 anos desde a primeira corrida em 1995.

O desafio está aberto para as 27 medalhas em disputa em três disciplinas de skyrunning . Coincidentemente, os países representados de toda a Europa também são 27, com grandes estrelas e campeões anteriores se alinhando.

 

Os eventos começarão com o VERTICAL na quinta-feira, 3 de julho, com o novo Aprica Vertical especialmente projetado, com 4,5 km de extensão e 950 m de subida vertical na famosa estação de esqui Aprica-Corteno.

Sexta-feira será dia de descanso e as apresentações das equipas, que irão desfilar com as bandeiras dos respetivos países.

No sábado, decorrem a SKY e a SKYULTRA, em Corteno. A SKY será realizada no percurso da Meia Maratona – 23 km de extensão com uma subida vertical de 1.864 m, chegando ao Passo de Salina a 2.433 m, antes de descer para a chegada em Santicolo.

O SKYULTRA refaz o percurso histórico da SkyMarathon , a "Maratona del Cielo", com 42 km de extensão, num semicírculo gigante ao longo dos cumes das montanhas, culminando no Monte Sellero a 2.770 m . A subida e a descida totalizam uma impressionante subida vertical de 5.470 m , classificada como Nível Técnico 2+ na lista de Percursos Certificados da ISF – skyrunning puro.

À procura de manter o título de campeã europeia de 2023, a espanhola Gemma Arenas comentou: “Em breve, partiremos para Aprica e estou pronta, mesmo sabendo que está a ficar cada vez mais difícil devido à forte competição. Mesmo assim, darei o meu melhor. Tenho-me preparado no calor e estou realmente ansiosa para representar o meu país novamente. Acima de tudo, estou ansiosa por esta nova experiência, seja qual for o resultado!”

 

Situados numa deslumbrante paisagem montanhosa nos Alpes Centrais Italianos, os percursos oferecem vistas do Adamello e dos Alpes Berneses, na Suíça. O local da SkyMarathon também é o berço de Marino Giacometti, inventor do desporto e presidente da Federação Internacional de Skyrunning, que dará as boas-vindas aos atletas nesta corrida histórica.

Todos os medalhistas classificam-se para o SkyMasters , a final da Skyrunner® World Series de 2025 e os participantes serão automaticamente incluídos no Ranking da ISF .

Os 27 países participantes:
Albânia, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Montenegro, Holanda, Macedônia do Norte, Noruega, Polônia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido.