Rota pedestre de 760 km na Serra da Estrela
Foto: Filipe Patrocínio (Covão da Ametade)
Segundo a Associação Geopark Estrela, trata-se de uma candidatura a fundos integrados na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
A Grande Rota do Estrela Geopark é um conjunto de percursos pedestres (370km) e cicláveis (390km) que, de forma integrada e complementar, pretende promover a visitação a todo o Geopark e dos seus geossítios (locais de interesse geológico).
Criando coesão na oferta turística existente e no fomento de novos negócios, reinventa os antigos percursos do ICNF, ligando-os com os existentes nos municípios (que se estancam nas suas fronteiras), com as 2 Grandes Rotas e ainda com todas as Portas do Geopark.
Entre percursos pedestres e cicláveis, este projecto percorrerá cerca de 760km de trilhos de pastores, caminhos ancestrais ou outros mais modernos, mas ainda de vocação rural e florestal, passando por um mínimo de estradas asfaltadas, apesar de, mesmo neste caso, a passagem ser sempre efectuada por itinerários secundários e com tráfego reduzido, permitindo a visitação e o conhecimento de 75 dos 124 geossítios, até agora inventariados, correspondendo a mais de 60% da sua totalidade.