Rui Pinto e Mariana Machado são os campeões nacionais de 10 km
Rui Pinto e o Sporting Clube de Portugal, em masculinos, e Mariana Machado juntamente com o SC Braga, em femininos, escreveram os capítulos de maior destaque da 33.ª edição dos Campeonatos Nacionais de 10 km em Estrada, disputados este sábado, 17 de janeiro, na Figueira da Foz. A formação leonina recuperou o título coletivo, destronando o Benfica dois anos depois, numa edição histórica que reuniu mais de 1700 participantes naquela que é já conhecida como a corrida mais bonita de Portugal.
A equipa do Sporting, alavancada pelas prestações de Rui Pinto e do queniano Charles Rotich, voltou a erguer o troféu nacional dos 10 km em estrada. Rotich foi o mais rápido da prova, com 28:15, enquanto Rui Pinto brilhou ao ser o primeiro português a cruzar a meta, garantindo assim o título nacional individual com 28:21.
No setor feminino, Mariana Machado confirmou o estatuto de favorita e voltou a ser rainha da distância. A atleta do SC Braga conquistou o quarto título consecutivo – o quinto da carreira, somando ainda o triunfo de 2021 – e liderou a formação minhota rumo à terceira vitória coletiva consecutiva nos Campeonatos Nacionais.
Rui Pinto, o nome maior da tarde
A corrida masculina ficou marcada pelo esperado duelo entre Sporting e Benfica, com um ritmo elevado desde os primeiros quilómetros. Apesar da forte oposição encarnada, os leões acabaram por levar a melhor. Rui Pinto assumiu protagonismo nos momentos decisivos e resistiu ao ataque final dos adversários, deixando Etson Barros no terceiro lugar (28:23) e Samuel Barata logo atrás, com 28:24, após uma intensa luta até aos últimos metros.
Aos 33 anos, Rui Pinto voltou a saborear um título nacional que já lhe escapava desde 2021/22, somando agora o terceiro da carreira, depois das conquistas em 2018/19.
“Queria fazer um resultado interessante e penso que consegui. Ser campeão nacional nesta fase da carreira, mantendo-me competitivo, deixa-me muito satisfeito. Assumi o risco na parte mais dura da prova, sabia que estava com atletas muito rápidos, mas correu bem”, analisou o atleta.
Coletivamente, o Sporting regressou ao topo do pódio masculino, com o Benfica a arrecadar a medalha de prata – numa edição em que não contou com Isaac Nader – e o SC Braga a fechar o pódio.
Domínio bracarense nos femininos
Na prova feminina, Mariana Machado não deixou margem para surpresas. A recordista nacional completou os 10 km em 32:08, superando Mariana Vargem (32:16), enquanto Solange Jesus garantiu o bronze com 32:49.
“Venho de uma semana exigente, depois do recorde nacional em Valência, senti-me um pouco mais fatigada, mas estou muito feliz por conquistar mais uma vitória individual e coletiva”, afirmou a tetracampeã.
Em termos coletivos, o SC Braga voltou a demonstrar a sua superioridade e sagrou-se Campeão Nacional por equipas. O Sporting ficou com a prata e o Sport Beira-Mar assegurou o terceiro lugar.
Destaques nos restantes escalões
Nos sub-23 femininos, Maria Vinagre (AFS) venceu com 34:20, enquanto Cátia Khvas (ADNO) triunfou em sub-20 com 35:43. Em masculinos, Rui Mineiro (SCP) foi o melhor sub-23, com 29:22, e Afonso Oliveira (SCP) conquistou o ouro em sub-20, ao completar a distância em 30:29.
Elogios à organização e ao ambiente
A tarde foi marcada por uma trégua da chuva, permitindo uma forte presença de público na Figueira da Foz. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, responsável pelo tiro de partida da elite masculina, não escondeu a satisfação: “Podem voltar todos os meses, para não dizer todas as semanas”.
Também Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, destacou o sucesso da prova e a qualidade dos participantes: “Temos alguns dos melhores atletas do mundo, e isso refletiu-se no enorme sucesso de mais esta competição”.
Campeões Nacionais por Classe | ADAPTADO
Masculino
Classe Def. Intelectual | Cristiano Pereira (CPM)
Classe Def. Motora | Rúben Monteiro (CFB)
Classe Surdos | Ricardo Gomes (CSRDC Santiago de Subarrifana)
Feminino
Classe Def. Intelectual | Beatriz Pires (UAP)
Classe Def. Visual | Ana Silva (ELCT)
Classe Surdos | Dina Oliveira ( CDRAU)
Fonte e foto: FPA