Corrida Sporting recebe 12 mil atletas em novembro

Estrada
4 novembro 2025 5 min
A Pro Runners Magazine falou com Inês Maia Seco, coordenadora executiva da Fundação Sporting.

A 13.ª edição da Corrida Sporting regressa às ruas da capital já no dia 16 de novembro e cerca de 12 mil pessoas não quiseram ficar de fora desta festa verde e branca. A iniciativa, levada a cabo pela Fundação Sporting, alberga a corrida de 10 km, a caminhada de 4 km e ainda a Corrida Jubas, destinada aos mais novos. 

A menos de um mês do evento, e com as inscrições já esgotadíssimas, a Pro Runners Magazine falou com Inês Maia Seco, Coordenadora Executiva Fundação Sporting, que começou por nos falar da "fantástica adesão" que têm sentido por parte de sócios, adeptos e não só.

"A Corrida Sporting está a crescer de ano para ano. Pensar que pós-covid começámos com cerca de 5000 inscritos e passados estes anos já estamos com 12 mil, é extraordinário. Para não falar que continuamos a esgotar muito antes do tempo limite. Vê-se que os sócios e adeptos têm muito carinho por este evento e daí também estes recordes todos que temos andado a bater. Mas claro que isto também nos traz outro desafio, que é melhorar, cada vez mais, este evento a nível de oferta", frisou Inês Seco.

490215198_1447077366736476_5093515958547064444_n

No pelouro da Fundação Sporting desde 2022, esta corrida espelha bem os valores que a instituição carrega: "Este evento tem como objetivo a promoção de hábitos saudáveis. Queremos combater o sedentarismo e promover o bem-estar, principalmente no que toca à saúde mental."

Dos graúdos, aos mais pequenos, todos têm espaço na Corrida Sporting, como nos contou Inês Maia Seco: "Este evento acaba por ser transversal a todas as gerações e de uma forma divertida conseguimos chamar as pessoas a praticar desporto. É uma manhã dedicada às famílias e ao desporto e é um evento do Sporting que chama todas as gerações. Além do mais temos apostado muito na inclusão e a prova disso é a participação de pessoas cegas, acompanhadas pelos seus guias, pessoas em cadeiras de rodas, handbikes... ninguém fica de fora desta prova."

489829710_1447076766736536_6292254481678242512_n

O fair-play também é bem visível, uma vez que "35% dos participantes são sócios e tudo o resto são simpatizantes, que muitas vezes trazem as famílias e muitos delas ou nem ligam a futebol ou até são de outros clubes, mas gostam de correr e vêm em família. Porque é uma manhã divertida, passada em família."

Uma das novidades deste ano, prende-se com o facto da prova não terminar, como habitualmente, no interior do Estádio José de Alvalade.

"O percurso vai sofrer uma pequena alteração devido às obras que estão a ser feitas no Estádio e que vão decorrer até ao final do ano. E foi essa a razão pela qual tivemos de mudar tanto a partida como a meta para a Alameda da Universidade, que era o espaço mais próximo geograficamente do Estádio e que tivesse as condições necessárias para recebermos 12 mil pessoas", referiu.

Percurso Corrida Sporting

"Este ano, excecionalmente, o percurso da corrida vai ser à volta do Estádio, mas esperemos que para o ano já volte a terminar no dentro do estádio. Ainda assim o percurso vai passar pelo interior do Pavilhão João Rocha, que é algo que os adeptos também apreciam muito, pois muitos deles ainda não tiveram oportunidade de o fazer", continuou. 

Apesar de ainda não haver confirmações dos nomes, e à semelhança dos anos anteriores, é certo que a Corrida Sporting vá contar com grandes figuras do clube, como atletas das modalidades e até mesmo o presidente Frederico Varandas.

489829488_1447083270069219_4519562729314157619_n

"A expectativa é termos um dia muito animado. Temos vários parceiros envolvidos que também vão estar a ativar as suas marcas na Alameda da Universidade, temos novos sponsors e por isso queremos que seja, acima de tudo, um dia bem passado, dedicada à comunidade do desporto e que seja vivida entre família e amigos", vincou a coordenadora executiva da Fundação Sporting.

Apesar de a edição deste ano já não estar a aceitar mais inscrições, fica o repto para 2026: "Venham participar, apareçam, porque é um dia que se vive muito a família sportinguista e este sentido de clã e de clube. Venham passar uma manhã verde e branca muito divertida."