Wings for Life World Run em contagem decrescente

Estrada
2 maio 2025 5 min
No próximo dia 4 de maio, às 12 horas (em Portugal Continental) o mundo volta a correr por aqueles que não podem em mais uma edição da Wings for Life World Run.

A maior corrida solidária do planeta juntou na última edição mais de 265 mil pessoas nos cinco continentes, todos unidos por uma causa nobre: apoiar a investigação das lesões da espinal medula. Os participantes podem correr em qualquer lugar com a APP Wings for Life World Run, mas Lisboa tem uma APP Run organizada no Parque das Nações.

Correr por uma boa causa é desde 2014 o mote da Wings for Life World Run. A onda de entusiasmo em torno desta corrida solidária que une pessoas de todo o mundo não pára de crescer ano após ano. A edição de 2025 está já em contagem decrescente, com partida marcada para o próximo dia 4 de maio, às 12 horas (em Portugal Continental).

Ao contrário das corridas tradicionais que estão limitadas a um determinado percurso, a Wings for Life World Run funciona com um sistema inovador altamente inclusivo que permite a participação de todos, independentemente da localização, através da sua APP Run.

A inscrição é feita online em www.wingsforlifeworldrun.com e tem o custo de 18 € (donativo 100% direcionado para apoiar a investigação). Depois de fazer o download da APP Wings for Life World Run os participantes podem juntar-se por via eletrónica a esta grande corrente humana ou contribuir simplesmente com um donativo para a Fundação Wings for Life.

Exemplo de resiliência bem conhecido, os Iron Brothers são os novos embaixadores nacionais da Wings for Life World Run, que se unem a esta causa solidária partilhando a vontade de correr por aqueles não podem. Esta dupla junta-se a outros participantes no Parque das Nações em Lisboa, que volta a ter uma APP Run organizada - um encontro que contará com fãs da iniciativa num circuito de 4.5 quilómetros. A concentração está marcada para o Parque Tejo, nas proximidades da Torre Vasco da Gama (partida às 12h). O percurso é praticamente plano e oscila pisos de alcatrão, terra e passadiços de madeira. Quem aderir a este programa beneficia de uma zona de abastecimento.

No ano passado registou-se um crescimento de 30% de inscrições, com 265 818 corredores de 192 nacionalidades em 169 países dos cinco continentes. O objetivo da corrida é apoiar o trabalho da Fundação Wings for Life na investigação científica que tem por meta encontrar a cura para as lesões na espinal medula. Até hoje foram angariados um total de 51.93 milhões de euros nas onze edições da corrida, que têm vindo a implementar inúmeros projetos de inestigação.

Com a particularidade de unir todo o planeta em torno de um objetivo comum, a Wings for Life World Run decorre em simultâneo nas mais variadas geografias. As condições da corrida são por isso muito variáveis, com uns a correr de dia, outros de noite numa enorme variação de temperaturas. Ao contrário das corridas tradicionais, onde existe uma distância fixa, aqui os participantes são perseguidos por um carro meta (real ou virtual) que arranca 30 minutos após o tiro de partida e vai aumentado de ritmo a cada hora. Na reta final deste desafio, o carro atinge 35 km/hora e avança até ser ultrapassado o último corredor.

Em termos desportivos, os últimos a vencer foram o nipónico Tomoya Watanabe e a polaca Dominika Stelmach. Estes Campeões Globais correram 70,09 e 55,02 quilómetros, respetivamente. O Campeão Olímpico de salto à vara Mondo Duplantis é um dos embaixadores da corrida, juntando-se a nomes como Neymar, Siya Kolisi, Lindsey Vonn, Sebastien Loeb, Marc Márquez, Dani Pedrosa, Carissa Moore, entre outros. O responsável mundial dos clubes de futebol da Red Bull – o alemão Jürgen Klopp – também deixa um apelo: “Esta é a minha primeira participação na Wings for Life World Run e já adoro a corrida! É de facto incrível juntar tanta gente em volta de uma causa tão importante”. Por isso o famoso treinador criou a sua própria equipa Kloppo & Friends à qual todos se podem juntar.  

Ao longo do dia a Red Bull TV vai fazer a transmissão ao vivo da corrida global, com emissão dos mais variados pontos do planeta em: https://www.redbull.com/int-en/live/wings-for-life-world-run-2025

PR