Mariana Machado é pentacampeã nacional de Corta-mato
Mariana Machado, de 25 anos, foi a grande protagonista dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, que decorreram no Parque Urbano de Parchal/Lagoa, ao sagrar-se pentacampeã nacional aos 25 anos. A atleta do SC Braga não deu qualquer hipótese à concorrência, numa prova que encarou como sendo de preparação para o Campeonato da Europa, que se disputa dia 14 de dezembro neste mesmo percurso.
A prova de Elite Feminina (7,47 km) coroou, então, Mariana Machado (SC Braga) como campeã nacional absoluta, impondo-se com autoridade em 25:33. A bracarense liderou um pódio onde também o segundo lugar foi para uma atleta do SC Braga, Laura Taborda com 26:18. Ana Mafalda Ferreira (Sporting CP) fechou em terceira com 26:37. Mariana Machado entra deste modo numa galeria restrita dedicada a grandes campeãs: o seu pentacampeonato nesta modalidade permite-lhe igualar Fernanda Ribeiro com o mesmo número de títulos. À frente delas ‘apenas’ Dulce Félix (sete vezes campeã) e Rosa Mota (oito títulos nacionais de Corta-Mato Longo). Foi, pois, uma manhã histórica para a guerreira bracarense.
Coletivamente, o SC Braga reafirmou o seu domínio nesta disciplina no feminino, somando os melhores desempenhos e conquistando o título nacional por equipas, à frente do Sporting e Sport Clube Beira-Mar (Aveiro), respetivamente medalhas de prata e de bronze.
“Estou muito feliz, é sempre bom conquistar mais um título de campeão nacional tanto a nível individual como coletivamente para o SC Braga, sem dúvida que estou muito orgulhosa. Pentacampeã? Acima de tudo um imenso orgulho, é um gosto enorme continuar a praticar esta disciplina que me tem proporcionado tanta experiência e momentos bons e creio que demonstra a minha resiliência e espírito de sacrifício porque ser consistente ao longo dos anos é o mais difícil na nossa modalidade. Mas mesmo com as dificuldades que temos de enfrentar na nossa vida, tenho conseguido ser consistente e estou grata porque continua aqui a lutar pelo que mais gosto de fazer. A preparação para este campeonato na verdade já estava a ser direcionada para o Europeu, o nacional entrou aqui no caminho, foi apenas um teste para o grande objetivo e agora vamos à fase final, com mais três semana de preparação", disse em declarações à FPA.
Fonte e foto: FPA