COP recebe ministra para discutir financiamento do Desporto

Atualidade
4 julho 2025 2 min
O encontro visa aprofundar o diálogo em torno da proposta de reconfiguração do modelo de financiamento do desporto nacional, desenvolvida em estreita colaboração entre o COP, que agregou as propostas das Federações Desportivas, e a tutela.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) tem a honra de receber, na próxima terça-feira, dia 8, a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, para a primeira reunião oficial desde a tomada de posse do novo Governo.

O encontro visa aprofundar o diálogo em torno da proposta de reconfiguração do modelo de financiamento do desporto nacional, desenvolvida em estreita colaboração entre o COP, que agregou as propostas das Federações Desportivas, e a tutela.

Depois de, na passada semana, ter reunido com as Federações Desportivas, desta vez, para acelerar a implementação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo 2024–2028, o presidente do COP, Fernando Gomes, vai agora defender as alterações que o Movimento Olímpico considera prioritárias para reforçar em mais de 40 milhões de euros o apoio às federações, aos clubes e aos atletas, nomeadamente através da:

• Assunção, pelo Orçamento de Estado, dos custos de funcionamento e desenvolvimento do Instituto Português do Desporto e Juventude.

• Distribuição integral das receitas dos Jogos Sociais para as Federações Desportivas com vista ao desenvolvimento das atividades regulares das mesmas, privilegiando a equidade do financiamento em função do número de praticantes federados, evolução das modalidades e cobertura geográfica.

• Afetação integral do Imposto Especial de Jogo Online para a criação de um Fundo de Equilíbrio Desportivo, cuja distribuição será feita por critérios objetivos e apoiando modalidades menos favorecidas pelas apostas desportivas.

COP e CPP reúnem com federações para acelerar programa de investimento

O COP e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) reuniram na sede do COP com as Federações Desportivas nacionais, num encontro decisivo para acelerar a implementação do Contrato-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo 2024–2028.

Para garantir uma resposta célere e eficaz, Pedro Farromba, membro da Comissão Executiva do COP, foi designado responsável operacional pelo Contrato-Programa e interlocutor direto das federações.

Nas próximas semanas, o COP e o CPP prosseguirão em estreita colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para concluir a regulamentação das candidaturas, de modo a que o financiamento chegue às Federações Desportivas o mais rapidamente possível.

Fonte e foto: COP