Álex Roca faz história na Maratona de Barcelona
De todos os corredores que terminaram a maratona de Barcelona, há um que a celebrou em grande estilo acompanhado por inúmeros colegas na rua e por milhares na internet. Álex Roca, um jovem com paralisia cerebral e uma deficiência física de 76% que afeta a sua mobilidade, conseguiu completar os 42.195 quilómetros com alegria!
Álex Roca precisou de quase seis horas (5 horas, 50 minutos e 51 segundos foi o seu tempo oficial) para completar o circuito na cidade catalã, mas isso não pesou em nenhum momento. Segundo quem o acompanhou durante o dia, não deixou de receber a energia e o incentivo de todos os que o viram a esforçar-se para atingir a meta.
O catalão percorreu a primeira metade do percurso a um ritmo entre 7 e 8 minutos. Só depois do quilómetro 40 é que desacelerou devido ao esforço. Por fim, chegou na posição 8.651 dos 8.723 homens que cruzaram a linha de chegada e na posição 10.754 dos 10.863 que completaram a prova.
Não é a primeira vez que Álex Roca consegue um grande feito físico. O atleta já conseguiu completar o Titan Desert numa mountain bike, cinco triatlos, seis meias maratonas e a Pilgrim Race, uma prova que combina vários dias para totalizar mais de 100 quilómetros. Mas o jovem tinha como objetivo completar a icónica prova inspirada em Pheidipides e conseguiu em Barcelona.
O único atleta da Nike com paralisia cerebral também se tornou o primeiro atleta com o seu grau de deficiência a completar uma maratona. Uma façanha e tanto para alguém que foi informado de que nunca poderia andar por causa do herpes no cérebro quando ele tinha apenas seis meses de idade.
Em Barcelona, Álex Roca quis que o seu exemplo servisse para repetir a sua mensagem positiva e realista: "Esta maratona foi a maior experiência da minha vida. É um sonho tornado realidade, mas por detrás deste triunfo há muitos meses de sacrifício, esforço e treino. Tem sido muito duro, esforcei-me até o limite, mas valeu a pena. A satisfação é imensa", afirmou o atleta ao chegar à meta.
Marius Kimutai e Zeineba Worku batem recordes da Maratona de Barcelona
O barenita Marius Kimutai venceu a Maratona de Barcelona em 2h05m06s, batendo o seu recorde pessoal (2h05m47s) e o da prova que pertencia a Yihuniligne Adane com 2h05m53s. Nos lugares imediatos, ficaram o marroquino Othmane El Goumri a seis segundos e o turco Kaan Kigen Özbilen a 32.
Em femininos, a etíope Zeineba Yimer Worku fez o mesmo com 2h19m44s. Seguiram-se-lhe a queniana Selly Chepyego Kapitch a 19 segundos e a romena Delvine Meringor a 1m05s. O anterior recorde pertencia a Meseret Gebre Dekebo com 2h23m11s.
Os recordes da prova foram assim, batidos pelo quarto ano consecutivo. Participaram cerca de 11.450 corredores (25% do sexo feminino), oriundos de 119 países.